Sonda chinesa Chang’e-5 conclui missão à Lua com sucesso

Sonda chinesa Chang’e-5 conclui missão à Lua com sucesso

Sonda chinesa Chang’e-5 conclui missão à Lua com sucesso

Romário Nicácio dezembro 17, 2020 Destaques

(ANSA) – A China informou que a sonda Chang’e5 realizou com sucesso sua missão à Lua e pousou com segurança nesta quinta-feira (17) na região da Mongólia Interior. O equipamento chinês é o primeiro a trazer amostras da superfície do satélite natural para a Terra em 44 anos.

Além de trazer as rochas, a missão também foi uma forma de aperfeiçoamento de uma futura viagem tripulada que o país pretende fazer ao astro até 2030.

“Parabéns à China por ter trazido amostras lunares à Terra! A comunidade científica internacional celebra o sucesso da missão Chang’e5. As amostras vão ajudar a revelar segredos do nosso sistema Terra-Lua e a obter novas informações sobre a história do nosso sistema solar”, escreveu o chefe da Diretoria de Missão Espacial da Nasa, Thomas Zurbuchen.

A última vez que uma missão do tipo foi realizada foi em 1976, com a missão Luna 24 ainda sob ordens da União Soviética. Antes disso, apenas os Estados Unidos haviam recolhido pedras lunares em 1972 com o envio de astronautas e não por meio robóticos.

A China usou uma técnica inédita e delicada para a o recolhimento das amostras, usando o primeiro acoplamento automático entre dois veículos robóticos na órbita lunar, ocorrido entre a cápsula que coletou a amostra e a sonda mãe, que “aguardava” em órbita. Depois da entrega, a sonda principal voltou à Terra, enquanto o outro veículo colidiu propositalmente com a superfície do satélite natural em 7 de dezembro.

A missão havia sido iniciada em 24 de novembro e o módulo conseguiu coletar as amostras em 1º de dezembro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos