Aplicativos

Skygofree: o vírus que rouba e monitora mensagens do WhatsApp

Reprodução

Você nunca está completamente seguro, nem no PC nem em dispositivos móveis. No entanto, se você baixar aplicativos de sites que não são confiáveis, os riscos são muito maiores. Isto é o que aconteceu com todos os infectados com um vírus novo e poderoso para o Android, o malware que rouba suas mensagens do WhatsApp e até mesmo tira fotos com a câmera do seu celular.

Ele foi descoberto pela empresa de segurança Kaspersky, que o nomeou como Skygofree em homenagem ao site onde eles o encontraram pela primeira vez. É o malware mais perigoso para Android descoberto recentemente, especialmente devido às implicações para a segurança do usuário.

Em particular, isso é tudo o que o Skygofree pode fazer atrás das costas:

  • Geolocaliza a posição do seu dispositivo;
  • Lê e rouba todas as suas mensagens do WhatsApp e de outras aplicações de mensagens;
  • Conecta-se a uma rede WiFi sem sua permissão para enviar dados roubados pela Internet;
  • Conecte a câmera frontal e tira uma foto toda vez que você desbloquear o telefone;
  • Interceptar chamadas, SMS, lembretes de calendário e outros dados privados.

Este vírus entra em seu celular de forma muito simples: é anunciado em sites maliciosos que prometem acelerar a velocidade da sua conexão com a Internet. Depois de baixar o seu aplicativo, ele recebe permissões e controla seu dispositivo sem o seu conhecimento. Não é uma tática muito elaborada, mas é realmente eficaz, especialmente com usuários inexperientes que desconhecem os riscos de instalar aplicativos de terceiros.

Felizmente, no Android, a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas é bloqueada por padrão, mas isso pode ser alterado, embora não seja aconselhado.

Como a Kaspersky revelou, a única maneira de se proteger é baixar aplicativos apenas do Google Play. Graças ao Play Protect, a segurança da loja de aplicativos Android aumentou significativamente, embora ainda não seja 100% segura e, de tempos em tempos, aplicativos infectados com algum tipo de falha apareçam. No entanto, ainda é muito melhor do que se expor usando aplicativos de terceiros.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.