Sintomas que a Covid-19 pode causar em cães e gatos

junho 3, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Sintomas que a Covid-19 pode causar em cães e gatos

Cientistas de dois importantes centros de pesquisa do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia descobriram os sintomas que o novo coronavírus (covid-19) pode causar em cães e gatos.

De acordo com o artigo científico publicado nesta quarta-feira (03), a doença da covid-19 em cães é assintomática, mas os gatos podem apresentar sintomas clínicos de uma infecção respiratória aguda.

“Em particular, febre, tosse, espirros, coriza e olhos marejados nos gatos. Sinais de infecção intestinal aguda, acompanhados de vômito e diarreia, também foram detectados em alguns gatos”, disseram os especialistas.

Animais podem infectar os humanos?

Quanto à possibilidade de animais de estimação portadores da Covid-19 poderem infectar pessoas, cientistas russos, citando a Organização Mundial de Saúde e a Organização Mundial de Saúde Animal, dizem que atualmente não há evidências de que isso seja provável.

Por outro lado, eles alertam que uma pessoa infectada pelo coronavírus pode infectar seus animais de estimação. Eles também indicam que não apenas cães e gatos podem ser infectados com a Covid19, mas também outras espécies domésticas e selvagens.

“Recomenda-se que os humanos infectados fiquem isolados e evitem o contato com seus animais de estimação”.