Notícias

Síndrome do impostor: como criar hábitos de autoconfiança

A síndrome do impostor é basicamente a sensação de fraude e falta de autoconfiança, que muita gente sente na hora de realizar tarefas complexas, mesmo sendo totalmente capacitadas para realizá-las ou, até mesmo, tarefas simples. A pesquisa realizada pela Brigham Young University (BYU), apontou que a síndrome é mais comum entre os estudantes. Em uma análise que abrangeu um estudo qualitativo e entrevistas com 213 alunos de universidades, 20% foram identificados com o transtorno.

O que acontece com a confiança dos jovens de hoje em dia? Será o excesso de informação, ou será a mistura de vários fatores da atualidade, como o avanço da tecnologia, uso excessivo das redes sociais e a superexposição da era digital, fora a enorme concorrência no mercado de trabalho que também acirra esse sentimento de disputa, sempre em busca do melhor desempenho? Diante de tantos empecilhos, é importante trabalharmos nossas habilidades socioemocionais.

Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, explicou em uma frase, o que é se sentir incapaz: “Entrar em uma faculdade de elite, quando o seu orientador vocacional no colégio disse que você não é boa o suficiente, quando a sociedade vê crianças negras ou de comunidades rurais como ‘não pertencentes’… Eu e muitas outras crianças, entramos ali carregando um estigma”, relatou. Exemplos assim nos mostram como os desafios estão sendo impostos a nós o tempo todo pela sociedade.

O professor Uranio Bonoldi – que atua em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, destaca as três áreas mais importantes para a construção de habilidades socioemocionais:

Confiança – é a junção de autoestima e crença nas próprias capacidades, sendo uma construção que acontece ao longo da vida. Conforme você se conhece e valoriza suas qualidades, cultivando atitudes positivas e aprimorando seus pontos fortes, a autoconfiança vai surgindo. “É preciso reconhecer seus talentos e qualidades, não se criticar tanto quando comete um erro e lembrar que cada um tem seu tempo, evitando se comparar com os outros”, diz Uranio.

Autoestima – assim como a confiança, a autoestima também é uma construção. À medida que crescemos, a pressão sobre nossas vidas aumenta e somos impostos aos padrões dos mais diversos tipos. Se agradar, como comprar aquela camisa da vitrine que você está querendo há tempos ou mudar o cabelo, podem ajudar. Outra dica é fazer exercícios físicos, que liberam endorfinas e trazem sensação de alegria. Gosta de dançar, prefere música ou mesmo jogar xadrez? Invista nessas atividades para se sentir bem. “Mas lembre-se: nesse momento o importante é focar em você e tentar não se comparar com os outros. Com tantos parâmetros de comparações aos quais somos expostos hoje em dia, principalmente pelas redes sociais, é preciso manter o foco em nós mesmos”, afirma Uranio.

Autoconhecimento – é fundamental saber o que te motiva, aquilo que faz seus olhos brilharem, o que te faz realmente bem. O autoconhecimento é o que vai te ajudar a orientar a sua vida. Para algumas pessoas isso é instintivo, para outras uma eterna construção e revisão de orientação. “A meditação, por exemplo, é uma ótima oportunidade para fazer uma pausa na rotina agitada. Ao acalmar a mente, conseguimos pensar melhor sobre nossas escolhas e vontades”, finaliza o professor.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.