Simulado do Detran – Faça agora mesmo!

Simulado do Detran – Faça agora mesmo!

janeiro 17, 2018 0 Por Gustavo Fonseca

Quer testar seus conhecimentos sobre regras de trânsito? Tem curiosidade em relação ao quanto você sabe sobre essas regras?

Existem várias regras que o usuário das vias públicas precisa conhecer para que a segurança no trânsito se estabeleça. Essas regras são instituídas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e não respeitá-las significa infringir as leis de trânsito.

Pensando nisso, preparei este artigo para você, no qual irei falar um pouco sobre o passo a passo do processo de habilitação e, ao final, irei disponibilizar um link que dará acesso a um quiz para que você teste os seus conhecimentos relacionados ao trânsito.

Esse quiz consiste em um simulado composto por 30 questões, sendo que, dentre as alternativas de cada questão, apenas uma será a correta.

Todas as questões do simulado irão abordar assuntos relacionados a situações práticas do dia a dia, enfrentadas pelo usuário nas vias públicas.

Essa prova assemelha-se bastante ao exame original, justamente com o objetivo de preparar você para quando for fazê-lo, trazendo, por exemplo, possíveis questões da prova, tempo que você terá para realizá-la etc.

Ao final do simulado, você poderá somar as questões que você acertou e, assim, conferir qual foi a pontuação obtida.

Mas, agora, vou dar algumas dicas importantes de como conseguir a sua habilitação. Portanto, aproveite para aprender um pouco mais sobre o processo necessário para conseguir a sua tão sonhada CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e acerte mais algumas questões do simulado!

Certamente, a CNH, também popularmente conhecida como carteira de motorista ou apenas carta, é o documento mais importante para o condutor.

Ao consultarmos o CTB, no seu artigo 159, temos as seguintes informações:

  • “Art. 159. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.

1º É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo.”

Atualmente, o modelo do documento contém o número da Carteira de Identidade (RG) e do CPF (Cadastro de Pessoa Física), além de foto que identifica o condutor.

Fazer a CNH requer passar por um rigoroso processo de habilitação. E continuar usando a carteira exige que o motorista esteja comprometido com as normas estabelecidas pelo CTB.

Em outras palavras, o motorista será obrigado a seguir as leis de trânsito, caso contrário, será punido conforme a gravidade da infração.

Entendendo melhor o processo de habilitação

Para estar apto a dirigir, é preciso que você faça a primeira CNH e passe por um processo longo, que engloba aulas, exames e provas.

Conforme o art. 147 do CTB, para estar apto à direção, o aluno deverá se submeter a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, de acordo com a seguinte sequência:

– referentes à aptidão física e mental;

– na forma escrita, relacionadas às leis de trânsito;

-referentes a conhecimentos sobre primeiros socorros, conforme as regras estabelecidas pelo CONTRAN;

– de aulas de direção, feitas em vias públicas, com veículo de igual categoria à habilitação almejada.

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é o órgão máximo normativo e suas resoluções podem ser consultadas em casos de dúvidas relacionadas ao processo de habilitação.

Ao dar início ao processo de habilitação, você pode acessar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado e buscar informações sobre onde e qual a melhor forma de iniciar o procedimento, já que o processo não será igual para todos os estados.

Geralmente, o processo de habilitação tem início com o exame psicotécnico, agendado com antecedência, assim como testes de visão, pressão arterial, condição motora do candidato, entre outros.

Esses testes fazem parte da primeira seleção de candidatos aptos física e psicologicamente para dirigir.

Aprovado nessa primeira triagem, você poderá se inscrever em um CFC (Centro de Formação de Condutores). O CFC é uma empresa creditada pelo DETRAN, sendo assim, poderá administrar aulas teóricas e práticas.

Vamos conferir o que diz a Resolução de Nº 572/15 do CONTRAN em relação às aulas teóricas que exigem o cumprimento de 45 horas:

  • Relacionadas às leis de trânsito (18 horas);
  • Relacionadas à direção defensiva (16 horas);
  • Sobre noções de primeiros socorros (4 horas);
  • Sobre proteção e respeito ao meio ambiente e ao convívio social no trânsito (4 horas);
  • Em relação ao funcionamento do veículo (3 horas).

Em seguida das aulas teóricas, você fará uma prova de múltipla escolha composta por 30 questões relacionadas ao conteúdo visto. Das 30 questões, você deverá acertar no mínimo 21.

Na próxima etapa, você fará um total de 25 horas de aulas práticas nas ruas e no simulador de direção (alguns estados aboliram o uso de simuladores de direção e, portanto, as aulas são praticadas somente nas ruas).

Em seguida, você será submetido à tão temida prova prática, em que deverá mostrar domínio na direção para estacionar na baliza em um tempo estipulado e andar determinado trajeto nas ruas da cidade.

Se você conseguir completar o trajeto sem cometer nenhum erro eliminatório, lhe será concedida a Permissão para Dirigir, também conhecida por Habilitação Provisória, com validade de um ano.

Se, nesse período de um ano você não tiver cometido nenhuma infração gravíssima, ou não tiver repetido nenhuma infração média, a CNH definitiva lhe será entregue.

Lembrando que, mesmo a CNH recebendo o nome de definitiva, na verdade, ela tem validade de cinco anos. Caso o candidato tenha mais de 65 anos, a validade será reduzida para três anos.

Lembre-se: respeitar as normas de trânsito, além de assegurar os seus direitos como condutor, é um ato indispensável à segurança no trânsito.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as regras de trânsito, que tal testar seus conhecimentos realizando o simulado sobre o qual falei no início do artigo?

É interessante que você faça o teste, pois ele é bastante semelhante à prova original. Se você é um candidato à direção, ou mesmo se já é um motorista experiente, o conteúdo do quiz lhe será útil da mesma forma, já que são questões que abordam situações do dia a dia do condutor.

Mas, não se esqueça de que este teste é apenas um treinamento dos seus conhecimentos e em nenhum momento irá substituir o exame original.

O Doutor Multas elaborou o conteúdo do simulado com todo cuidado e o disponibiliza de forma online para você com a finalidade de lhe ajudar nessa etapa tão importante: o processo de habilitação.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 6021 543 ou pelo e-mail doutormultas@doutormultas.com.br.

Então, mãos à obra! Boa sorte!