Mundo

A sexta extinção em massa da Terra será causada pelo homem

A Terra já passou por situações que provocaram serias consequências para os seres que vivem ou viveram nela, ao logo de suas centenas de milhões de anos de idade. Segundo cientistas, o planeta Terra já passou por cinco momentos de extinção em massa, o pior deles aconteceu a 250 milhões e dizimou 96% das espécies aquáticas e 70% das espécies terrestres.

O planeta esta prestes a mais uma catástrofe global, cientistas dizem que estamos nos aproximando do sexto momento de extinção em massa, eles acreditam que pode eliminar ainda mais espécies da Terra e talvez até os seres humanos. De acordo com um relatório do IPCC já em 2007, foi estimado que 20% a 30% das plantas e dos animais devem enfrentar um alto risco de extinção em um futuro próximo se a Terra continuar a esquentar como hoje.

A próxima extinção em massa pode ocorrer nos próximos 60 mil anos, segundo as estimativas atuais. E o principal responsável por acelerar esse processo é o próprio homem, que causa interferências muito prejudiciais para a estabilidade da natureza, o principal aspecto é a poluição produzida, capaz de aumentar a temperatura do planeta em questão de décadas, coisa que a Terra demorou milênios para esfriar e favorecer a manutenção da vida. Para os cientistas somente os mais preparados sobreviverão, mas podemos retardar esse processo de extinção com medidas ecológicas e de sustentabilidade que é mundialmente defendida e raramente praticada.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.