Notícias

Setembro Verde chama atenção para doação de órgãos

Desde o início do mês de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza a campanha estadual Setembro Verde, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09).

Diversas ações como palestras e jornadas de sensibilização estão sendo realizadas junto à população e profissionais de saúde sobre a importância da doação de órgãos. Além disso, em parceria com a Prefeitura de Natal, alguns monumentos públicos estão iluminados de verde, cor escolhida nacionalmente para representar a doação de órgãos, como a sede da Prefeitura, o Pórtico dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro. Também por meio dessa parceria, as unidades de saúde do município estão realizando atividades, através de profissionais já treinados pela Central de Transplantes, para assistência ao paciente no pré e pós-transplante.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Maciel, “essa mobilização em torno da doação de órgãos é fundamental para o sucesso desse trabalho, tendo em vista que em nossa legislação a doação de órgãos para transplante só pode acontecer mediante autorização familiar. Assim, provocar a conversa sobre esse tema em família é uma forma de incentivar que as pessoas comuniquem sua vontade de modo que os familiares tenham mais segurança e clareza no momento de decidir sobre a possível doação de órgãos de um ente querido”.

Para encerrar as atividades do “Setembro Verde”, a Central de Transplantes realiza no sábado (26) a III Caminhada pela Vida, que tem concentração a partir das 7h no IFRN da Av. Senador Salgado Filho e saída às 8h, seguindo até o Parque das Dunas, onde haverá um evento cultural com a participação de transplantados e familiares de doadores.

setembro verde 2

Números

No Rio Grande do Norte hoje, 39 pessoas esperam por um transplante de córneas e 129 por um transplante renal. O Estado registrou no primeiro semestre deste ano 11,1 doadores efetivos por milhão de população (pmp), pouco abaixo da média nacional que está em 13,4 doadores pmp. A taxa de recusa familiar que era de 57% em 2014 caiu para 49%. De acordo com Patrícia Maciel, “uma queda importante, mas que ainda necessita de muito trabalho no sentido de redução cada vez maior para possamos aumentar o número de doações e consequentemente o de transplantes”.

O transplante renal vem obtendo desempenho cada vez mais expressivo. Em 2012 apenas 50% dos rins captados no Estado eram transplantados no RN, esse número vem crescendo gradativamente e no segundo trimestre de 2015, 100% dos rins captados no RN foram transplantados em potiguares.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.