Sete hábitos que o impedem de ter sucesso

Sete hábitos que o impedem de ter sucesso

dezembro 30, 2019 0 Por Rafael Nicácio

Os hábitos são a base do nosso cotidiano. Construímos nossas práticas diárias e, eventualmente, nossos hábitos e rotinas nos moldam.

Se é verdade que nossos hábitos determinam nosso futuro, conhecê-los e aonde eles nos levam é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para moldar esse futuro. Uma coisa é certa: será difícil alcançar seus sonhos se você estiver vivendo com uma série de maus hábitos.

Bons hábitos nos ajudarão a obter sucesso, enquanto os maus nos levarão para fora do caminho. É a simples lei de causa e efeito ou ação e reação. Se você mantém seus maus hábitos, torna cada vez mais improvável que você consiga o que deseja.

É possível que os hábitos a seguir estejam te segurando:

Duvidar de si mesmo: O pensamento negativo e o medo de rejeição apenas alimentam sentimentos de incerteza e indecisão. Se você duvida constantemente de si mesmo e questiona se seus objetivos são atingíveis, seus sentimentos pessimistas se tornarão auto-realizáveis. Além do mais, se você não acredita em seus próprios sonhos, os outros também não irão acreditar.

Buscar por aprovação: Se você está focado no que os outros pensam de você, não está ouvindo a si mesmo. Suas tentativas de obter aprovação de outras pessoas apenas o impedirão de ir atrás do que você deseja. Portanto, não perca tempo pensando no que os outros pensam de você e invista esse tempo em suas intuições e em você.

Não ter metas definidas: muitas pessoas têm uma ideia, conceito ou sonho que desejam transformar em realidade, – e isso é muito bom! Mas sem um plano e uma visão clara, você não tem como conseguir nada. Definir claramente seus objetivos é o primeiro passo para fazê-los acontecer.

Procrastinação: Com tantas distrações por aí, é fácil ser sugado pela procrastinação. Sabe aquela velha máxima: “Poxa, estou sem tempo para nada”. Se você se angustia e tem medo de dar o próximo passo, acabará sendo dominado pela estagnação e pela indiferença. Não permita! Enfrente o medo e aja! Tenha atitude!

Se comparar com outros: O sucesso deve ser uma questão pessoal. Defina o que o sucesso significa para você e faça isso sozinho. Descubra o que é importante para você e tenha total controle desse sentimento. Olhar para os outros e sempre se colocar para baixo porque não conseguiu o que eles têm ou possuem é autosabotagem!

Esperar o momento certo: Se você ficar esperando até que apareça o momento “certo”, poderá passar a vida inteira no banco de reserva. Isso pode ser um disfarce para a procrastinação ou até mesmo medo dando sua cara novamente. Mas não deixe que isso o impeça de seguir em frente. Se você nunca começar, nunca terá sucesso.

Ficar preso no passado: Não se fixe ao passado, àquilo que você sempre fez, se não estiver dando certo. Estamos em pleno século XXI e as transformações são muito rápidas. Caso você comece a perceber sua fórmula de sucesso começar a apresentar fadiga, se faz necessário que você pense em fazer algo diferente daquilo que sempre fez. Claro que não é fácil, pode ser doloroso, mas se faz necessário fazer esse mergulho, sair da zona de conforto e mudar. Se reinvente!

A prática de hábitos anda de mãos dadas com o sucesso. É essencial criar hábitos sólidos e alinhados com seus valores para que você tenha sucesso em qualquer área da sua vida que desejar. Como disse Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”.

E aí, que tal avaliar os hábitos que podem estar impedindo você? Que tal mudá-los já?


Artigo escrito por Uranio Bonoldi – que atua como professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, e é palestrante e escritor.