Notícias

Sesap investiga mortes relacionadas ao mosquito da dengue em João Câmara

A Secretaria de Estado da Saúde Pública começou o processo de investigação epidemiológica dos sete óbitos ocorridos nos últimos dias, no município de João Câmara, que estão com suspeitas de dengue. Técnicos da Sesap já estão no município apoiando às equipes locais e realizam o trabalho de coleta de material para exames laboratoriais. Os exames são realizados no Laboratório Central e o resultado demora em torno de 30 dias. As informações foram dadas pela Coordenadora de Promoção à Saúde, Cláudia Frederico, e pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Kristiane Fialho, durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (26), na Sala de Situação da Sesap.

Além do trabalho investigativo, já está sendo feita em João Câmara a cobertura do carro fumacê que terá uma duração de 12 dias, intervindo diretamente na proliferação do mosquito aedes aegypti. Outra medida é a visita domiciliar para eliminação dos focos do mosquito, que, segundo Cláudia Frederico, cerca de 77% dos imóveis do município já foram visitados. Com relação a prédios fechados com possíveis focos do aedes, a população deve denunciar através do número 199, da Sala de Situação da Sesap.

Segundo dados do último boletim da dengue, com registros até o último dia 20/02, foram notificados 10.762 casos de dengue, superior ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 10.038 casos. Em João Câmara foram registrados 428 notificações. Sobre o número de óbitos com suspeitas de dengue, a Sesap contabiliza 15 até o momento, já incluindo os 7 do município de João Câmara.

A coordenadora de Promoção à Saúde também falou sobre um possível caso com suspeita de meningite, oriundo da mesma região, em um paciente internado no Hospital Walfredo Gurgel. Segundo Cláudia Frederico, o caso também está sob investigação e o material já recolhido para exame laboratorial, mas, independente do resultado, a equipe da Subcoordenadoria de Epidemiologia da Sesap já realizou o bloqueio profilático nos chamados “comunicantes” do paciente (familiares e conhecidos com quem teve contato recentemente). “Todos já estão sendo medicados para se prevenir do contágio”, tranquiliza ela.

Cláudia Frederico ainda alertou à população para continuar a postura vigilante e colaborativa com relação à identificação dos focos do mosquito aedes aegypti. “Não se deve colocar lixo nas ruas e em terrenos baldios, nem deixar água parada sem a devida proteção e tratamento, toda caixa d’água, por exemplo, deve ser coberta, porque se as condições ideais não forem dadas, o foco que foi eliminado pode reaparecer no mesmo lugar. Não adianta fazer limpezas pontuais, temos que limpar e limpar sempre”, esclarece Cláudia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.