Notícias

Sesad e FAB definem estratégias de atuação para combater aedes aegypti

Coordenadores da Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad) e oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, no prédio da Sesad, para definir as estratégias de atuação das equipes de agentes de endemias e soldados que se juntarão para iniciar o trabalho focal de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti no município.

No total, 150 soldados e 6 sargentos do Batalhão de Infantaria receberam treinamentos da Sesad e se juntarão aos 80 agentes de endemias de Parnamirim. Durante a reunião, ficou decidido que os profissionais se revezarão em equipes compostas por um agente epidemiológico e dois militares, e serão responsáveis por identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypt.

Leia tambémNatal é apontada como exemplo a ser seguido no combate ao Aedes aegypti

“Cada quarteirão terá um agente de endemias que será responsável por dar suporte à equipe. Além disso, teremos um supervisor geral e outro de campo, que darão apoio técnico e logístico no trabalho”, explicou o coordenador de promoção à Saúde, Moizes Campos.

Inicialmente, 40 soldados serão disponibilizados diariamente pela FAB. Eles se dividirão em dois grupos de 20 e serão distribuídos com os agentes, que percorrerão diversos bairros – estes foram divididos em três frentes de ação – denominadas de 1, 2 e 3.

Na frente 1 estão os bairros do Centro, Jardim Planalto, Liberdade, Cohabinal, Boa Esperança e Cajupiranga. Já a 2 abriga os bairros Parque Industrial, Emaús, Parque de Exposição, Passagem de Areia, Monte Castelo, Bela Parnamirim, Rosa dos Ventos, Santa Tereza e Vale dos Sol. A frente 3 tem os bairros de Nova Parnamirim, Parque das Nações, Pium, Cotovelo, Pirangi e Parque do Jiqui.

Para a realização do trabalho focal, a Prefeitura disponibilizará todo o material. Os agentes e Soldados estarão munidos de protetor solar, pesca-larva, pranchetas, picadeira, lanterna, larvicida e tubos de vidro.

O Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Antonio Santoro, reforçou a importância da Força Aérea nessa ação conjunta com a Prefeitura de Parnamirim. “O nosso intuito é unir forças para que esse inimigo comum seja extinto. Estamos travando uma guerra contra o Aedes Aegypti e, como bons soldados, nós da Força Aérea estamos preparados para apoiar o município contra esse vetor”, disse.

A expectativa é que os trabalhos de campo iniciem a partir desta quinta-feira, inicialmente, nos bairros das frentes 1 e 2 de atuação.

Levantamento

Segundo dados da Sesad, Parnamirim registrou 1.672 casos em 2015, sendo 226 comprovados sorologicamente. Um aumento de 81% em relação ao ano passado quando ocorreram 910 casos notificados. 2013 registrou 1.153 casos, sendo 467 confirmados.

Além disso,foram confirmados 13 casos do vírus zika,137 notificações de chikungunya e 7 registros de microcefalia em 2015. Apesar do elevado número de casos notificados, a média de 1.1% do índice de infestação predial é classificada como de baixo risco.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.