Destaques, Natal

Servidores estaduais realizam protesto no dia da Independência

protesto servidores rn
Foto: Cleidiane Vila Nova

Servidores da área da saúde do Rio Grande do Norte e do município de Natal encerraram as comemorações da Semana da Pátria com um ato conjunto reivindicando os atrasos salariais, mais respeito e melhores condições de trabalho. A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) e teve o apoio de outros sindicatos da saúde, além da Polícia Civil e dos auditores fiscais.

A concentração aconteceu na sede do Sinmed e o ato seguiu em caminhada até a Praça Pedro Velho, onde se encontravam as autoridades do governo e município. “Este ato é para reivindicar também por mais educação, segurança e respeito ao cidadão, porque saúde requer tudo isso” disse Lêda Pandolphi, diretora do Sinmed/RN.

Os atrasos no pagamento da folha do estado e do município tem se tornado frequente, sendo o Rio Grande do Norte o único estado do país com atrasos que ultrapassam 30 dias. Insatisfeitos com a situação, os médicos ligados a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vêm realizado assembleias semanais e paralisações programadas nos atendimentos. O ato do dia 7 de setembro foi mais uma tentativa de chamar atenção das autoridades locais.

Para Geraldo Ferreira, Presidente do Sinmed, a mobilização é uma forma de demonstrar o descontentamento com a má gestão e a deficiência com que são prestados os serviços públicos: “O Rio Grande do Norte e o Brasil vive um momento muito difícil, onde a corrupção campeia solta, onde há desonestidade. A insegurança que amedronta a população. A situação crítica da rede publica de assistência à saúde. A educação que começa a se deteriorar também, financiamento para cursos de níveis superior já não existem e isso tudo é muito crítico e nós não podemos silenciar” disse.

Participaram do ato o SINTTAR, SINDERN, SIPERN, SOERN, SINFARN, SINDFERN e SINPOL.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.