Natal

Serviços de castração animal em Natal serão iniciados em junho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) definiu o calendário inicial das atividades de castração animal no município, por meio dos castramóveis, durante reunião com a Universidade Potiguar (UnP) e o vereador Sandro Pimentel, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Natal, realizada nesta quarta-feira (24), em Areia Preta.

Segundo o secretário Luiz Roberto Fonseca, inicialmente será realizada uma ação no mês de junho, que funcionará como piloto do projeto, que será posteriormente avaliada, para permitir à Prefeitura Municipal embasamento suficiente para a criação de uma legislação voltada para o cuidado com os animais.

“Foi uma reunião muito importante, em que definimos as datas para o início das atividades de castração animal no município. Entre os dias 7 e 9 de junho, será realizado o treinamento e capacitação do pessoal que lidarão com os animais, seguido dos estudantes e cirurgiões. Nos dias 16 e 17, será feita a triagem dos animais para o procedimento e no dia 24, as cirurgias”.

Ele disse que o próximo passo é definir as áreas e bairros da cidade que serão beneficiados e que inicialmente serão atendidos os felinos machos, pela simplicidade do procedimento, que se encontram abrigados ou que sejam domiciliados. E que ainda não há nada definido em relação aos animais em situação de rua, pelas dificuldades de trato e cuidados pós-cirurgia.

Parceria

Luiz Roberto destacou a importância do convênio firmado entre a SMS e a UnP para o serviço. “A instituição tem se mostrado uma grande parceira do município. Possui o curso de graduação em Medicina Veterinária e precisa de um campo de estágio para seus alunos na prática de castração animal. O convênio demorou algum tempo, pois foi preciso adquirir insumos, caixas de cirurgia e outros materiais essenciais ao serviço”.

Para a diretora da Escola da Saúde da UnP, Amália Rego, a parceria com a pasta é fundamental para o incremento da qualidade da aprendizagem dos alunos e também para os serviços prestados à população. “Agradecemos à SMS pela parceria e nos colocamos à disposição, seja para a saúde humana, seja para a saúde animal. Temos responsabilidade com o município e o estado e queremos contribuir cada vez mais com a sociedade em que estamos inseridos”.

O vereador Sandro Pimentel também agradeceu à SMS e à UnP pela parceria voltada, desta vez, para a saúde animal e se comprometeu a ajudar a SMS nos próximos passos. “Qualquer tipo de ajuda, se precisar de algo que eu possa contribuir com a causa, independente de mandato político, estou às ordens. Também me comprometo a destinar recursos anuais para o trabalho a ser desenvolvido”.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.