Notícias

Sensação de frio é contagiosa, dizem cientistas

De acordo com uma nova pesquisa, só de olhar para alguém tremendo é o suficiente para nos fazer sentir frio. Os pesquisadores analisaram voluntários e descobriram que enquanto eles assistiam vídeos de pessoas colocando suas mãos em água fria sua própria temperatura corporal caiu significativamente. As informações são do Daily Mail.

Eles dizem que o comportamento estranho faz parte de nossa capacidade de empatia com os outros. A pesquisa foi realizada por cientistas do Brighton and Sussex Medical School e mostra que os seres humanos são suscetíveis ao “contágio de temperatura”. O neuropsiquiatra Dr. Neil Harrison, que liderou a pesquisa, disse que essas mudanças fisiológicas inconscientes podem ajudar-nos a ter empatia com o outro e viver em comunidades. Ele disse: “Imitando outra pessoa pode ajudar-nos a criar um modelo interno de seu estado fisiológico que podemos usar para melhor compreender as suas motivações e como eles estão se sentindo”.

“Os seres humanos são profundamente criaturas sociais e muitas das pessoas de sucesso resulta de nossa capacidade de trabalhar juntos em comunidades complexas – isso seria difícil de fazer se não fôssemos capazes de sentir empatia rapidamente com o outro e prever um pensamentos, sentimentos e motivações dos outros”, completou Harrison. Para a pesquisa, que foi publicada na revista PLoS ONE, cada um dos 36 participantes assistiram oito vídeos de atores colocando suas mãos de forma visível na água quente ou fria. Ao mesmo tempo, a temperatura das suas próprias mãos foi medida. Suas mãos ficaram significativamente mais frias ao assistir os vídeos “frios”.

No entanto, os vídeos “quentes” não causou mudança. Dr Harrison explica: “Nós pensamos que isto aconteceu provavelmente porque os vídeos quentes eram menos potentes – as únicas pistas que a água era quente foi o vapor no início dos vídeos e da cor-de-rosa da mão do ator (enquanto que blocos de gelo eram claramente visíveis ao longo da duração do vídeo frio).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.