Notícias

Senadores divergem sobre defesa de Dilma

Senadores do governo e da oposição divergiram sobre os argumentos apresentados pelos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, da Agricultura, Kátia Abreu, e pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, em defesa da presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (29), na Comissão Especial do Impeachment (CEI). A principal polêmica foi sobre a argumentação da defesa de que não houve crime de responsabilidade por parte de Dilma.

Os senadores que apoiam o governo reafirmaram que a oposição apresenta apenas argumentos políticos, sem sustentação jurídica. As senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) pontuaram a “visível e gritante” diferença entre as sessões da comissão reunindo os acusadores, realizada ontem, e a defesa da presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira.

“O que estamos tendo hoje aqui é um debate técnico sobre as duas razões — pedaladas fiscais e edição de créditos suplementares — em que Dilma é acusada de crime de responsabilidade, mesmo com uma ou outra observação política”, assinalou Vanessa.

Mas, para o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), Dilma mentiu ao país para se reeleger, o que em si já justificaria a abertura do processo de impeachment. “Mentiu para o povo brasileiro mediante artimanhas contábeis para esconder a verdadeira situação fiscal do Brasil com essa finalidade de se reeleger”.

Em resposta, José Eduardo Cardozo sustentou que a presidente Dilma não cometeu crime de responsabilidade e que ela não pode ter o mandato interrompido, ainda que provisoriamente, pela dúvida.

O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), disse que a própria defesa da presidente Dilma reconheceria o crime de responsabilidade na edição de decretos de créditos orçamentários. Para ele, houve descumprimento das metas fiscais e faltou autorização legislativa para os créditos. Cardozo contrapôs, no entanto, que a meta anual foi cumprida.

Críticas ao relator

Durante o debate, senadores também questionaram a imparcialidade e idoneidade do relator da Comissão Especial do Impeachment, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Fátima Bezerra (PT-RN) e Gleisi Hoffmann afirmaram que Anastasia não teria autoridade para recomendar o afastamento da presidente da República por descumprimento da meta de superávit fiscal ou pela edição de decretos de créditos suplementares sem o aval prévio do Congresso.

“O que nós queremos aqui é que o senhor faça um exame de consciência e o senhor não queira condenar a presidenta Dilma por um instrumento que, além de ter amparo legal, é um instrumento que o senhor utilizou enquanto governador do estado de Minas”, afirmou Fátima.

Em resposta, Anastasia disse que não cometeu pedaladas porque não há bancos públicos em Minas Gerais e que nada lhe tirará o senso de responsabilidade para elaborar seu relatório. “Não haverá qualquer voz trovejante que vai alterar a minha serenidade, meu senso de responsabilidade que me foi delegada por esta comissão para fazer um relatório com base nos dados que estão sendo apurados e do que estou ouvindo e acompanhando destas sessões”.

Golpe

O uso da palavra golpe por Cardozo para classificar o processo de impeachment motivou questionamento de vários senadores, como José Medeiros (PSD-MT), Simone Tebet (PMDB-MS), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Para Caiado, não cai bem a tese ser adotada por quem, como Cardozo, tem amplo conhecimento do Direito, além da obrigação constitucional de fazer a defesa jurídica de todos os Poderes.

Cardozo alegou que a Constituição Federal, pelo direito de liberdade de manifestação do pensamento, lhe permite utilizar esse termo e reafirmou que o impeachment de Dilma é um golpe por ela não ter cometido crime de responsabilidade.

Pedaladas

Cássio Cunha Lima disse estar convencido de que a execução de créditos suplementares pelo governo sem a autorização prévia do Congresso configura crime de responsabilidade, o que justifica o impeachment da presidente.

O advogado-geral da União rebateu a acusação afirmando que, no governo Fernando Henrique, foram editados mais de 100 decretos sobre créditos suplementares não autorizados pelo Legislativo e nada aconteceu. “Como podia lá [no governo FHC] e não agora?”, questionou Cardozo.

Conjunto da obra

Os senadores que apoiam o governo criticaram a oposição por tentar justificar o impeachment de Dilma não pela existência de um crime de responsabilidade, mas por outras diversas críticas ao governo, ou o que chamam de “conjunto da obra”.

“É uma tentativa de influenciar os senadores a votarem não pelo que é a denúncia, mas pelo que disse a Rede Globo ou quem quer que seja e, mais do que isso, pelos problemas econômicos e políticos”, opinou o líder do governo, Humberto Costa (PT-PE).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.