Notícias

Senador Lindbergh (PT/RJ) defende reforma que desmilitariza polícia

Na opinião do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), tragédias como a ocorrida na última quinta-feira (2), em que uma criança de 10 anos – Eduardo de Jesus Ferreira – que morava no complexo do Alemão foi morta por um tiro da polícia, poderiam ser evitadas caso o modelo de segurança adotado no Brasil fosse reformulado.

Para ele, as chamadas UPPs, unidades de polícia pacificadoras, já não funcionam mais tão bem no país. Por isso, ele defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 51/2013), que reestrutura o sistema de segurança pela desmilitarização da polícia.

Em entrevista concedida a repórter Paula Groba, da Rádio Senado, Lindbergh Farias diz que “nós estamos mergulhando num profundo retrocesso e não aproveitamos aquela energia que era uma energia que juntava o povo do rio de janeiro, dizendo que dessa vez vai dar certo, para fazer uma reforma mais profunda na polícia do rio de janeiro. E hoje, infelizmente a gente enfrenta um problema muito difícil nas comunidades oriundas não só do complexo do alemão mas nas grandes comunidades ocupadas como Rocinha e como várias outras”.

Lindbergh Farias classificou as mortes que vêm ocorrendo como um verdadeiro genocídio da juventude, que precisa ser combatido. Ele defende a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, de autoria dele, que reformula o sistema de Segurança Pública no Brasil.

Entre os principais pontos, a Proposta de Emenda à Constituição 51 de 2013 define uma carreira única para policiais, a partir da fusão das polícias militar e civil; a desvinculação das Forças Armadas, com treinamento policial de caráter civil e não mais militar; e a autonomia dos estados para estruturar seus órgãos de segurança pública.

De acordo com Lindbergh, em 2013, duas mil, duzentas e doze pessoas foram mortas pela polícia no Brasil. A proposta aguarda análise em Plenário onde será apreciada junto com outras três PECs que tratam do mesmo tema.

Portal Senado*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.