Notícias

Senado aprova texto base da reforma trabalhista

O Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (11) o texto base da reforma trabalhista. Foram 50 votos a favor, 26 contra e 1 abstenção. A partir de agora serão votados os destaques. As emendas (propostas de mudanças) apresentadas por parlamentares foram votadas de uma só vez e rejeitadas pela maioria.

Caso alguma mudança seja aprovada, a reforma precisará voltar para a Câmara para ser analisada novamente. Do contrário, seguirá para sanção do presidente Michel Temer.

Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a proposta é inconstitucional. “O que está em jogo aqui é se as senhoras e senhores senadores vão colocar a digital colocando um dispositivo, o mais cruel já votado na legislação brasileira, que mulheres grávidas e lactantes trabalhem em condições insalubres” afirma o senador.

A senador Renan Calheiros (PMDB-AL) criticou o governo de Michel Temer e a reforma. “Do dia pra noite essa reforma trabalhista representa um pouco o sadismo que vivemos hoje na sociedade brasileira”, afirmou o senador como orador inscrito. “Esse governo está no fim, esse governo senador Romero Jucá parece morto, sangrando, sendo fatiado por um açougueiro”.

A votação da reforma trabalhista iniciou após mais de sete horas de protestos da oposição. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), fez um último apelo para que as senadoras desocupassem a Mesa da Casa e permitam o início dos trabalhos. Ele fez o apelo depois de mandar religar as luzes do Plenário, cujo desligamento havia ordenado após o início dos protestos.

O resultado representa uma importante vitória do presidente Temer, que tenta mostrar força para barrar a denúncia contra ele por corrupção passiva na Câmara dos Deputados. O objetivo do governo era dar um sinal ao mercado de que ainda tem condições de aprovar outras reformas, embora existam muitas incertezas sobre o futuro do peemedebista na Presidência da República.

O que muda?

O principal ponto da reforma é aquele que prevê que acordos coletivos e individuais prevaleçam sobre a legislação, algo que é proibido atualmente. Com isso, empregados e patrões poderão negociar livremente aspectos trabalhistas, como duração da jornada, participação nos lucros e banco de horas.

O projeto também acaba com a obrigatoriedade da contribuição sindical, regulamenta o trabalho remoto (home office), permite que as férias sejam divididas em até três períodos (o limite atual é de dois) e institui jornadas diárias de 12 horas, com 36 horas de descanso.

A reforma ainda permite a redução do tempo de almoço de 60 para 30 minutos, desde que o funcionário possa encerrar o expediente meia hora mais cedo.

Do Portal N10 com Agência Ansa

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.