Notícias

Sem previsão de salário, servidores de Natal aprovam a continuidade da greve

Nesta última quarta-feira (28), centenas de trabalhadores do município de Natal gritaram em alto e bom som: “A greve continua, prefeito a culpa é sua!”. Os servidores em greve desde o início de novembro fizeram uma assembleia na Praça Tamandaré e por unanimidade votaram pela continuidade da greve por tempo indeterminado.

Após a deliberação, foi realizada uma caminhada em direção à prefeitura do Natal, onde os servidores reivindicaram o cumprimento da Lei Orgânica do Município, que define o recebimento das remunerações até o último dia útil de cada mês. O salário de novembro só foi finalizado na terça-feira (27), quase um mês após o prazo concluído o pagamento.

Na terça, representantes dos seis sindicatos em greve (Sindsaúde-RN, Sinsenat, Sintern, Soern, SindGuardas e Sindas) participaram de uma audiência com o prefeito Carlos Eduardo (PDT) para discutir o atraso dos salários. Na ocasião, o prefeito mais uma vez alegou a falta de receita e a crise que a cidade passa. E mesmo dizendo que o salário dos servidores era uma “prioridade”, declarou que não há data, nem calendário de pagamento para o salário do mês de dezembro.

Para Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN, as leis só servem quando são contrárias aos trabalhadores.

“Quando é pra dar reajuste, não cumprir data base aí tem o quê? Lei de Responsabilidade Fiscal! Aí essa lei é o tempo todo colocada. Agora pra pagar os trabalhadores de acordo com a Lei Orgânica do Município, a Lei deixa de existir. A Lei Orgânica tem que ser cumprida, nós queremos nossos salários em dia como diz a lei que é no último dia de cada mês”, disse Célia.

Os servidores amarguraram o período festivo do Natal sem receber o salário de novembro, mas, mesmo assim, continuaram na luta. Na última sexta-feira (23), quase véspera de Natal, os servidores em ritmo natalino foram para a ‘Árvore de Mirassol’, local bastante visitado por turistas, protestar contra o descaso do prefeito. Alguns servidores relataram que nem sequer puderam fazer uma ceia digna para a sua família. “Agora sei qual é a dor da fome”, disse uma servidora.

Um novo ato público foi marcado para a próxima quarta-feira (04/01/17), às 08h, em frente à prefeitura, para cobrar um posicionamento do prefeito Carlos Eduardo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.