Notícias

Seis alimentos que são péssimos para os dentes

Usar fio dental e escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, sempre após as principais refeições e antes de dormir, são hábitos que contribuem bastante para uma boa saúde bucal. Mas, na opinião da cirurgiã-dentista Sandra Kalil, Odontopediatra da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), outros hábitos contam para que as pessoas tenham dentes sadios. Um deles é ingerir bastante água ao longo do dia. Outro é não roer unhas nem morder as tampas das canetas ou objetos duros.

A especialista também aponta seis alimentos que podem interferir na qualidade do sorriso:

  1. Café. “Tanto o café como o chá preto costumam manchar os dentes. Quem ingere bastante café ao longo da jornada de trabalho deve saber que o tanino – polifenóis de origem vegetal – mancha o esmalte dos dentes e também as próteses. Além disso, normalmente essas bebidas são adoçadas com açúcar refinado – uma combinação terrível para a beleza do sorriso”.
  2. Gelo. “Algumas pessoas exageram na quantidade de cubos de gelo em suas bebidas, principalmente em dias ensolarados. Há quem goste, inclusive, de ficar mastigando o gelo, partindo a pedra em pedacinhos com os dentes. Mas isso é um terrível engano. Não é porque gelo é feito geralmente só de água – sem açúcar ou aditivos – que faz bem aos dentes. Até mesmo para quem julga ter dentes fortes, mastigar gelo pode comprometer o esmalte do dente e enfraquecê-lo, expondo ao risco de quebrar um pedaço do dente, soltar uma restauração ou ainda uma prótese”.
  3. Frutas secas. “Se, por um lado, as frutas secas compõem o lanche matinal de muita gente hoje em dia, comer uvas-passas, damascos, bananas-passas, ameixas e tâmaras em grandes quantidades pode resultar em problemas para a saúde bucal. Isto porque, durante o processo de desidratação da fruta, o açúcar fica muito mais concentrado, alimentando as bactérias presentes na boca. O resultado é um aumento na produção de ácido – que ataca primeiramente o esmalte dos dentes, podendo resultar em lesões de cárie e outros problemas orais mais graves”.
  4. Álcool. “Quem costuma almoçar ou jantar com uma taça de vinho como acompanhamento está numa margem segura e com risco bastante baixo de alcoolismo. Mas quem exagera nas doses diárias de bebidas alcoólicas está se expondo a várias doenças, inclusive as bucais. Além de manchar o esmalte dos dentes e aumentar a vulnerabilidade ao surgimento de cárie, quem bebe bastante geralmente tem o volume de saliva reduzido – o que também contribui para doenças periodontais”.
  5. Refrigerante. “Os refrigerantes – tão consumidos desde a infância até a terceira idade – são péssimos para a saúde bucal. Aqueles normais, não dietéticos, praticamente lavam a boca com açúcar. Isso é considerado um verdadeiro banquete pelas bactérias, que se reproduzem numa velocidade muito mais rápida e destroem o esmalte, podendo atingir a dentina e a polpa se não houver prevenção adequada. Além disso, o gás dessas bebidas é ácido, o que também contribui para o aumento da quantidade de bactérias presentes na boca. Por fim, bebidas à base de cola ou que têm corante de uva também mancham o esmalte dos dentes. Ou seja: trata-se de escolher entre tomar refrigerantes ou ter dentes bonitos e saudáveis”.
  6. Pão. “As pessoas não imaginam que comer pão branco – quer seja uma bisnaguinha, quer seja de forma – pode ser comparado a comer todo tipo de balas e guloseimas. Ao mastigar uma fatia de pão, as enzimas presentes na saliva quebram o amido, transformando tudo em açúcar imediatamente. E açúcar é sinônimo de cárie. Vale dizer que bolachas, batatas fritas e outros tipos de salgadinho resultam em lesões de cárie se não ocorrer escovação adequada – o que inclui creme dental fluoretado”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.