Segundo estudo, 3 em cada 7 brasileiros conhecem alguém infectado pela Covid-19

maio 26, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Segundo estudo, 3 em cada 7 brasileiros conhecem alguém infectado pela Covid-19

Desde que surgiram os primeiros casos de coronavírus na China em dezembro de 2019, o vírus têm se espalhado de forma devastadora em todo o mundo. No Brasil, a Covid-19 já levou à óbito mais 23.400 pessoas, segundo o Ministério da Saúde, e infelizmente os números não param de subir.

Além das medidas de segurança adotadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e os estados, cada um se protege como pode. Reflexo disso, é o medo que as pessoas sentem em relação aos que já foram infectados pelo vírus, ou que podem estar e não saber. O Trocando Fraldas, em seu mais recente estudo, constatou que em todos os estados brasileiros, 3 em cada 7 brasileiros conhecem alguém que já foi infectado pela Covid-19.

Em São Paulo, estado mais afetado com a pandemia, 45% dos participantes conhecem alguém que já teve ou tem Covid-19. Já no Rio de Janeiro, segundo estado mais afetado pelo vírus, mais da metade dos entrevistados conhecem alguém que já foi infectado. Cenário esse que se repete no Amazonas, Pará e Amapá sendo que por lá esse percentual passa de 70%. Já no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, somente 20% da população conhece alguém que já pegou coronavírus.

O estudo ainda aponta que a falta de prevenção de algumas pessoas, deixa 58% da população preocupada. Consideram isso um risco à saúde dos mais frágeis e suscetíveis a contrair o vírus. No Paraná e no Rio Grande do Sul as pessoas estão muito preocupadas com esses comportamentos inadequados, sendo que 47% estão com medo que isso faça o vírus se alastrar. Já no Rio de Janeiro, e no Distrito Federal, a preocupação é menor, somente 35% da população

Ademais, a incerteza também ronda os lares brasileiros. A pesquisa demonstrou que 83% dos brasileiros não têm condições financeiras de fazer um teste rápido de farmácia para saber se tem Covid-19. Sendo que a grande maior fica dependente do SUS, o que aumenta ainda mais a preocupação da população.

3 em cada 7 brasileiros conhecem alguém infectado pela Covid-19