Mundo

Secretário-geral da ONU alerta para risco de uma nova Guerra Fria entre China e Estados Unidos

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alertou para o risco de uma nova Guerra Fria e apelou à China e aos Estados Unidos para que reparem a sua relação “completamente disfuncional” antes que os problemas entre estas potências afetem ainda mais o resto do mundo.

Em entrevista à AP no fim de semana passado, Guterres disse que uma nova Guerra Fria deve ser evitada a todo custo, pois seria “diferente da anterior e provavelmente mais perigosa e difícil de lidar”.

O alto funcionário observou que estratégias militares e geopolíticas rivais representariam “perigos” e dividiriam o mundo. Portanto, ele alertou que a relação subjacente deve ser reparada, essencialmente para enfrentar os desafios globais que “não podem ser resolvidos sem relações construtivas dentro da comunidade internacional e principalmente entre superpotências”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo