DestaquesSaúde

? Secretaria de Saúde alerta para riscos da não vacinação contra sarampo e pólio

Após a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo (começou em 6 de agosto), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) veio alertar para os riscos que a não imunização pode trazer para as crianças.

Transmitido diretamente de pessoa para pessoa, geralmente por espirros, tosse, respiração e fala, o sarampo é uma doença que apenas a vacinação é capaz de evitar. Apesar de geralmente não apresentar grandes complicações, a enfermidade pode se desenvolver de forma mais grave, com o acometimento do sistema nervoso central, podendo se complicar com infecções secundárias, como pneumonia e chegando até a levar à morte.

A poliomielite também, em geral, apresenta sintomas leves, como febre, dor de garganta, náusea e vômitos. Porém, cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, podendo causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em algumas ocasiões, levar à morte.

A campanha segue até 31 de agosto, com o Dia D ocorrendo em 18 de agosto. Ela é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Apenas aquelas que foram imunizadas nos últimos 30 dias é que não precisarão de nova dose. Durante o período, o objetivo é imunizar 43.475 crianças na capital do Rio Grande do Norte e os pais ou responsáveis pelos menores podem buscar atendimento em qualquer unidade de saúde do município.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo