Notícias

Saúde do RN ganha reforço de 24 ambulâncias equipadas com UTI

Os hospitais regionais de Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Caraúbas receberam um reforço no transporte pré-hospitalar e inter-hospitalar de pacientes com risco de vida. Nessa terça-feira (06), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu da Assembleia Legislativa ambulâncias equipadas com UTI que irão reforçar a rede de atendimento móvel de urgência, contemplando assim todas as regiões do Estado, uma vez que além dos hospitais regionais, prefeituras municipais também foram beneficiadas com a doação.

Ao todo, foram entregues 24 ambulâncias do tipo B, classificação do Ministério da Saúde aos veículos com os equipamentos necessários à manutenção da vida. A secretária-adjunta da Sesap, Hélida Maria Bezerra, frisou que “é muito importante o apoio das instituições, como o poder Legislativo, pensando a saúde como algo de responsabilidade coletiva”.

Já o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza, destacou que a entrega das ambulâncias está sendo feita de forma inédita, ouvindo os anseios e demandas populares nos gabinetes. “É uma parceria com as prefeituras e hospitais regionais que irão disponibilizar as equipes de profissionais que irão utilizar as ambulâncias”.

As ambulâncias são equipadas com os mesmos instrumentos que existem numa UTI física de um hospital, de modo que terão maca articulada e com rodas; suporte para soro e maquinário para procedimentos de reanimação e estabilização do fluxo de oxigênio no organismo. Além disso, ela terá kit para parto, com luvas cirúrgicas, clamps umbilicais, estilete estéril para corte do cordão, saco plástico para placenta, cobertor, compressas cirúrgicas, gazes estéreis e vários  outros itens.

Estes veículos para atendimento móvel de urgência também estarão aptos a realizar atendimento de salvamento terrestre e aquático. Pacientes com lesões imediatas de queimaduras também poderão ser atendidos pelas UTI’s móveis que estão sendo entregues. A Assembleia Legislativa conta com a parceria das gestões municipais para que escalem os profissionais que estarão em cada ambulância: um médico, um enfermeiro ou um técnico de acordo com o grau de classificação para o pronto atendimento ao paciente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.