Saúde Animal: Ministério da Agricultura vai lançar aplicativo para ajudar produtores rurais do país

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está lançando o aplicativo Saúde Animal, com o objetivo de fazer com que produtores, legisladores, criadores e veterinários, entre outros, tenham informações sobre a saúde animal de todo o país.

O app, que já tem data marcada para o lançamento oficial, dia 4 de dezembro, ainda este ano, em Belém (PA), durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – Endesa 2017, está sendo desenvolvido em parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e o Departamento de Saúde Animal (DSA) do ministério.

O Saúde Animal oferecerá informações às autoridades sanitárias sobre ocorrências de doenças ou focos no rebanho, e ainda receberá denúncias sobre situações em qualquer lugar do Brasil. Além disso, o aplicativo também vai reunir relatórios, manuais e códigos sanitários do Brasil e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Um dos fundadores do sistema operacional, o diretor do DSA, Guilherme Marques, disse que o desenvolvimento do aplicativo se deu pela necessidade de atualização do Manual Veterinário de Colheita e Envio de Amostras, feito em 2010. Ele ainda disse que um dos benefícios do programa é que o usuário não precisará ter internet para utilizá-lo, trazendo agilidade e fácil acesso a informação.

“A grande dificuldade era, por incrível que pareça, de custos, porque o manual foi impresso em cores em papel resistente a água, o que não era barato. Além do que, hoje em dia, as pessoas não carregam mais informações impressas. Elas carregam o celular, mesmo na roça. Então pensamos num aplicativo que pudesse inclusive funcionar offline”, explicou o diretor.

Marques também falou que o intuito é que o App atinja cerca de 5 milhões de produtores rurais, 120 mil veterinários e mais 18.700 servidores públicos e auxiliares técnicos da saúde animal, em todo o Brasil. Ainda em fase de teste, o diretor explicou que o programa funcionará tanto no sistema Android como iOS.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!