Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde liberou R$ 3,4 milhões para os municípios do Rio Grande do Norte. Com esse recurso extra, a expectativa é melhorar a cobertura vacinal e controlar surtos, interromper a transmissão do sarampo e de outras doenças espalhadas pelo Brasil. A portaria com a lista com os valores, por cidade, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16).

Para que os municípios recebam essa verba, é preciso cumprir duas metas: Vacinar, pelo menos, 95% das crianças de 12 meses de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral, que ajuda a evitar o sarampo, rubéola e caxumba; além disso, é preciso informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente para as Secretarias de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, com esse dinheiro extra, será possível superar as dificuldades específicas de cada município para oferecer mais vacinas para a população. 

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como prioridade as crianças de seis meses até menores de cinco anos. Ela começou no dia sete deste mês e vai até 25 de outubro, sendo que neste sábado, dia 19, será realizado o Dia D com milhares postos de vacinação abertos por todo o país.

Sarampo no RN

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), publicado em 11 de outubro, o RN tem 4 casos confirmados de sarampo, e 47 casos em investigação.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.