Notícias

SAMU Natal deve reativar motolâncias até o final do ano‏

As motocicletas com equipamentos de primeiros socorros para atendimentos rápidos, também chamadas de “motolâncias”, devem ser retomadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Natal nos próximos meses. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que o serviço, implantado em 2009 e suspenso em 2012, seja beneficiado com profissionais aprovados no processo seletivo simplificado, cujo resultado está previsto para o próximo dia 10.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, se reuniu com a coordenação do Samu Natal nesta quarta-feira (23) para discutir as melhorias que devem ser feitas ao serviço em breve e ouviu os relatos dos servidores sobre as dificuldades vividas no dia a dia.

“Pretendemos retomar até o final do ano a operacionalização das motolâncias, que é um serviço pioneiro lançado pelo município de Natal juntamente com Salvador (BA) e o modelo foi adotado pelo Ministério da Saúde em todo o país. Ele estava parado por déficit de pessoal e agora, com o processo simplificado, iremos retomá-lo, assegurando um menor tempo de resposta, em especial nas ocorrências de trânsito e violência interpessoal”, disse o secretário.

Luiz Roberto afirmou ainda que é intenção da SMS e do prefeito Carlos Eduardo, ao final de sua gestão, entregar aos natalenses quatro unidades de terapia intensiva (UTIs) móveis e 12 unidades de suporte básico e que há a possibilidade de criação de uma nova central de regulação, que visa a junção da central de urgência e a de leitos, exames e a parte ambulatorial. Ele disse que isso é um sonho da gestão e segue a política do próprio Ministério da Saúde. “Vamos trabalhar de forma ávida para concretizar essa meta”.

Hoje, o SAMU Natal está aquém das necessidades da cidade pois, quando foi criado em 2002, foi dimensionado para uma população de 637 mil habitantes. Hoje, Natal já supera a marca de 860 mil habitantes, é conurbada com várias outras cidades e tem uma população flutuante acima de 1,2 mil pessoas durante o dia, com um trânsito que contribui para a violência, vias públicas que não tiveram significativas ampliações, coisas que comprometem a capacidade de resposta em termo de tempo por parte dessas viaturas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.