SAMU inaugura base em São Paulo do Potengi

SAMU inaugura base em São Paulo do Potengi

SAMU inaugura base em São Paulo do Potengi

Rafael Nicácio junho 21, 2021 RN

Dentro do processo de expansão e regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RN) no Estado, uma nova base descentralizada do serviço foi inaugurada em São Paulo do Potengi. A base prestará assistência a 11 municípios da região, beneficiando em torno de 90 mil pessoas.

“A abertura da nova base representa um ganho fenomenal para a população, que será diretamente assistida por meio de um serviço de atendimento pré-hospitalar de excelência, reconhecido em âmbito nacional. É importante destacar também que o SAMU trabalha com tempo de resposta e quanto mais unidades houver, maior será a agilidade do atendimento aos pacientes”, explicou o coordenador administrativo do SAMU-RN, Caio Santos.

Instalada em São Paulo do Potengi, a base funcionará num município de posição geograficamente estratégica na região, na medida em que este dispõe de um hospital regional – o Hospital Monsenhor Expedito – além de estar próximo a Unidades de Suporte Avançado (USA). Dessa forma, será possível garantir maior resolutividade no atendimento aos usuários dos municípios pactuados: São Tomé, Ruy Barbosa, Barcelona, Lagoa de Velhos, Serra Caiada, Senador Eloi de Souza, Bom Jesus, Santa Maria, São Pedro e Riachuelo.

Após as pactuações, ficou acordado que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ficará responsável por garantir uma ambulância de Suporte Básico e sua manutenção, insumos como oxigênio, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos, além de treinamentos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e a regulação médica de todas as ocorrências. Já os municípios ficam responsáveis pela escala de recursos humanos (condutores e técnicos de enfermagem).

“A inauguração da base faz parte de um conjunto de esforços que vêm sendo empreendidos no sentido de expandir o SAMU para 100% da população do RN, uma prioridade do atual Governo do Estado e um pedido recorrente do secretário de Estado da Saúde, Cipriano Maia. O SAMU vem realizando esse trabalho junto aos municípios, em busca de parcerias e pactuações, com o objetivo de ampliar a oferta do serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de qualidade por todas as regiões do Estado”, informou Caio Santos.

Outros artigos