Empregos e Estágios

Saiba o que NÃO fazer no ambiente de trabalho

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Saber o que não fazer no ambiente de trabalho é um dos fatores que mais influenciam na reputação do profissional. O comportamento no mundo corporativo é capaz de favorecer a sua carreira ou até mesmo atrapalhá-la caso uma nova postura não seja adotada. Além de seguir as regras básicas desse tipo de ambiente, como evitar atrasos e realizar as suas tarefas dentro do prazo, é importante que o profissional tenha um comportamento corporativo que possa favorecer a ascensão em sua carreira.

Não ter proatividade

Alguns colaboradores confundem proatividade com ser explorado e acabam fazendo sempre o mínimo, nunca a mais do que é solicitado e em muitos casos acaba entregando algo mal feito. Ao realizar uma tarefa, tente se dedicar para realizá-la de forma diferenciada.

Envolver-se com fofoca

Se existe algo que abala o clima organizacional, e é capaz de interferir no desempenho dos colaboradores, é a fofoca no ambiente de trabalho. Comentários sobre os demais colegas podem criar um mal-estar e acabar com a reputação dos profissionais envolvidos. Mesmo que seja visto como chato (a), mantenha-se afastado (a) dessas situações.

Reclamar demais

Todo colaborador deve ter à sua disposição os meios necessários para eventuais dúvidas, sugestões e possíveis descontentamentos. No entanto, entrar em uma rotina contínua de reclamações não vai trazer nada de positivo, apenas criar uma imagem negativa do profissional. Caso tenha uma insatisfação tente conversar com os seus superiores e dar uma solução civilizada para o problema.

Nunca dizer NÃO

Como dissemos, a proatividade é um diferencial importante. Mas ela é diferente de adotar uma postura de servidão. Há pessoas que não conseguem dizer ‘Não’ ao chefe com medo de ser mal visto. Com essa postura, você corre um sério risco de atrair aproveitadores da sua bondade, além de assumir uma carga de trabalho além do necessário, prejudicando o seu desempenho. Faça o suficiente e faça bem feito.

Medo da nova geração

Alguns profissionais se sentem ameaçados com a nova geração e acabam tendo um comportamento que prejudica a sua própria carreira. Assim como novos colaboradores podem aprender com a sua experiência, você também pode aprender com eles. Então, não deixe o medo lhe atrapalhar e aproveite a oportunidade para crescer ainda mais.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

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