Saiba como surgiram os primeiros vírus de computador

Qual foi o primeiro vírus de computador? Como se chamava? Há quanto tempo apareceram os vírus informáticos? Estas e outras perguntas no artigo de hoje.

O primeiro vírus informático foi criado em 1972, por Robert Thomas Morris e foi batizado com o nome Creeper. O computador afetado foi um IBM série 360.

O vírus Creeper mostrava regularmente uma mensagem: “I’m a creeper… catch me if you can!”, para Português: “Sou uma trepadeira, apanhem-me se conseguirem!”. Por forma a eliminar este problema, foi o criado o primeiro antí-virus, apelidado de Reaper.

Apesar de já existirem há bastante tempo, apenas 12 anos depois, em 1984, começaram a utilizar a palavra vírus. Tudo começou nos laboratórios da Bell Computers, quando vários programadores tiveram a ideia de desenvolver um jogo com o nome Core Wars, que tinha o objetivo (estranho!) de ocupar toda a memória RAM da equipa adversária, no melhor tempo possível.

Foi a partir desta altura que se deu uma explosão de vírus informáticos, que começaram a atacar as diversas partes do computador, desde as partes de arranque (boot) das disquetes até aos que se anexavam nos emails. O começo desta epidemia começou em 1986, quando apareceram os vírus Bouncing Ball, Maconha e Brain, que foram os vírus mais importantes a ser espalhados em massa, que infetavam o sector de arranque das disquetes. Mais tarde, começaram a aparecer novos vírus, que se alojavam nos ficheiros executáveis (.exe) e ficheiros de comando (.com).

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!