Saiba como concluir o ensino médio de forma gratuita pelo Encceja

Saiba como concluir o ensino médio de forma gratuita pelo Encceja

Saiba como concluir o ensino médio de forma gratuita pelo Encceja

Provas acontecem anualmente e dão acesso às certificações da educação básica

Rafael Nicácio agosto 6, 2021 Destaques

Concluir o ensino médio é uma etapa escolar muito importante. Quem pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar o ensino superior, por exemplo, deve ter o diploma da educação básica como requisito obrigatório. No entanto, nem todos tiveram a oportunidade de cursar a escola até o último para ter acesso ao certificado em idade adequada, e o Encceja é uma das alternativas para finalizar essa fase.

Mas e aí: o que é e como funciona o Encceja?

Os brasileiros que desejam concluir o ensino médio de forma gratuita, pois por algum motivo não puderam terminar na etapa apropriada, encontram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) essa chance. A prova é aplicada gratuitamente todos os anos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Inep, e a participação é voluntária.

A idade mínima para se inscrever na prova do fundamental é de 15 anos e a do médio 18.

Como concluir o ensino médio de forma gratuita pelo Encceja?

Saiba como concluir o ensino médio de forma gratuita pelo Encceja

Interessados em concluir o ensino fundamental ou médio pelo Encceja devem ficar atentos à publicação do edital. Quando estiver disponível, é preciso fazer a inscrição no site do exame e se preparar bem para a avaliação que é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

No momento da inscrição é necessário ficar atento quanto à escolaridade para qual pretende participar (fundamental ou médio). Maiores de 18 anos, mesmo que não tenham o ensino fundamental completo podem fazer a prova para pleitear as duas certificações.

A pontuação mínima para conseguir a certificação é de 100 pontos em cada prova objetiva e um mínimo de 5 pontos na redação. Quem conseguir a nota mínima em uma ou mais de uma, mas não em todas as áreas, terá direito a declaração parcial de proficiência.

Como conseguir bolsa de estudo para faculdade

Quem conseguir o certificado completo do Encceja para ensino médio pode começar a trilhar outros caminhos, e um deles é o universitário. Para ajudar com o pagamento das mensalidades do curso de graduação é possível contar com o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional privado do país. Os descontos chegam a até 70% para diversos cursos.

Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos