Educação

Saiba como calcular a sua média do Enem

ENEM

A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos. Os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular/Enem. Difícil? Esse cálculo pode causar certa confusão mesmo!

A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 400 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda. Algumas instituições de ensino estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de exatas e menor para um de humanas. Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos.

Uma outra forma rápida e fácil para calcular sua nota geral é através do app Média do SiSU. Com este aplicativo você pode facilmente calcular a média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) antes mesmo da abertura do SiSU.

Com apenas alguns toques, você cadastra as notas obtidas em cada área do conhecimento e pode definir um peso para cada uma delas. Depois disso é só tocar no botão para calcular sua média e pronto!

Áreas do conhecimento

– Linguagens, Códigos e suas tecnologias
– Matemática e suas tecnologias
– Ciências da Natureza e suas tecnologias
– Ciências Humanas e suas tecnologias
– Redação

Baixe o aplicativo #Sisu e receba direto no seu celular lembretes e notificações com as atualizações das notas de corte; saiba o número de vagas e detalhes sobre os seus cursos favoritos.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.