Notícias

Rosácea: saiba tudo sobre a doença vascular crônica e inflamatória

A rosácea é uma doença que deixa a pele sensível e facilmente avermelhada, aparecendo mais frequentemente nas mulheres entre os 30 e 40 anos. Além do surgimento de vasos finos, pápulas e pústulas, que se assemelham a acne, o olho também pode ser afetado em 50% dos casos.

“Essa patologia, de origem desconhecida, é mais comum em brancos, descendentes de europeus e pacientes com pele oleosa, mostrando um possível fator genético como característica da doença. Há também a forte presença dos aspectos psicológicos como estresse contínuo e ansiedade para o agravamento dos casos”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo a médica, hoje investiga-se a relação da atuação de um ácaro da flora normal da pele, o Demodex Folliculorum, e também da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo. O diagnóstico é realizado pelo exame dermatológico. “O médico indicará alguns tratamentos, porém não há cura definitiva para a doença”.

Apesar de afetar mais as mulheres, nos homens atingidos os sintomas tendem a ser muito piores, com a evolução contínua, podem evoluir para rinofima, que é a condição em que o nariz cresce gradualmente por espessamento e dilatação folículos. Confira o que deve ser feito para disfarçar e acalmar a Rosácea.

Cuidados e tratamentos – Dê preferência por produtos com fórmula hipoalergênica. “A maquiagem também pode ser usada normalmente, porém, sua remoção antes de dormir é fundamental não só para a limpeza, mas para manter uma pele saudável”, complementa a dermatologista. Faça a utilização de cremes de tratamento para rosácea e substâncias calmantes para obter um melhor resultado contra a rosácea, pois eles ajudam a diminuir o calor na face e acalmam a pele. Cada paciente terá seu tratamento individualizado após cuidadoso exame dermatológico. Como tratamento para as pequenas veias no rosto, colo e pescoço, é necessário o uso de Lasers que têm afinidade para a hemoglobina, como o Nd:YAG e os DYE lasers. “Como um complemento desse procedimento, pode ser usada a Luz Intensa Pulsada, eficaz na diminuição dos vasos”, recomenda a médica.

Fatores agravantes – No geral, tudo que resulta na vasodilatação da face deve ser controlado, como stress, banhos quentes, exposição ao sol e vento frio. “Há também uma série de alimentos que desencadeiam a rosácea, a exemplo de bebidas alcoólicas, chá e café quente, molho picante, frutas cítricas, chocolate branco e ao leite. Porém o paciente não deve deixar de comê-los, mas sim ter um acompanhamento junto ao médico sobre a influência negativa desses alimentos para a vermelhidão e inflamações na pele”, esclarece a Dra. Paola. Por fim, uma dieta à base de muita fibra, o consumo de água e o uso de protetores solares diariamente são ideais para a redução da rosácea.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.