Natal

Robinson anuncia Restaurante Popular no bairro de Felipe Camarão, em Natal

Foto: Rayane Mainara

A 11ª edição do Vila Cidadã, programa do governo estadual que oferece serviços públicos para moradores de comunidades e bairros em situação de vulnerabilidade social, aconteceu nesta quarta-feira (8) no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. A edição foi especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, o governador Robinson Faria anunciou a construção do Restaurante Popular de Felipe Camarão, a 31ª do estado. As outras unidades estão instaladas em Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, Areia Branca, Extremoz, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Canguaretama, Jucurutu, Santo Antônio, Apodi, além das quatro unidades em Natal. Os próximos restaurantes inaugurados serão em São José de Mipibu e São Miguel.

Na tarde de hoje, 400 refeições foram oferecidas para residentes do bairro. A ação ainda distribuiu cestas de frutas e peixes para a população. Os serviços oferecidos no Vila Cidadã por diversas secretarias de estado vão desde emissão gratuita de carteira de identidade, CPF, testes rápidos de HIV, aferição de pressão, até corte de cabelo e serviços de estética.

Marcos Raimundo, presidente do Conselho Comunitário de Felipe Camarão classificou como positiva a ação do governo no bairro. “Visível e notório a positiva edição da Vila cidadã alusiva ao Dia internacional da Mulher. Foram mais de 2 mil atendimentos nas diversas Secretarias e entidades parceiras, além das diversas atividades culturais e musicais reafirmado o potencial artístico de nosso bairro Felipe Camarão”. O líder comunitário ainda destacou a boa receptividade da população com o programa. “Outro ponto positivo foi a receptividade à ação da Vila Cidadã feita pelos moradores e a grande e esperada notícia, com a reafirmação do governador Robinson Faria, da implantação do Restaurante Popular aqui no bairro”.

O governador destacou o sucesso da iniciativa, que foi uma promessa de campanha. “Nós buscamos sempre levar os serviços do Governo do Estado para aqueles que não têm acesso, ou seja, estamos governando para os últimos, os desassistidos. Por isso mesmo, também vamos inaugurar um Restaurante Popular aqui, com refeições de qualidade por apenas R$ 1”.

A edição do Vila Cidadã de Felipe Camarão também chamou a atenção para a questão da violência contra a mulher. O bairro registra um dos maiores índices de agressão doméstica. Por esse motivo, foi reforçada no programa a importância de serem registrados boletins de ocorrência, bem como estimuladas as denúncias, anônimas ou não, através dos telefones 180, nacional, e local através do 0800 281 2336, o disque denúncia do Rio Grande do Norte.

De acordo com a primeira dama e titular da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, os casos de violência em Felipe Camarão chamam a atenção, assim como em outras localidades. “O disque denúncia é fundamental para que nós possamos acolher a mulher de forma mais efetiva desde que seja feita uma denúncia mais profunda. Os índices de violência doméstica no nosso estado são altos e, por isso, oferecemos uma rede de atenção para que elas possam ter segurança na hora de registrar o abuso”, declarou a titular da Sethas.

Para a secretária de estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa, a edição do Vila Cidadã veio para sensibilizar a população sobre a importância de se denunciar os crimes. “ É importante dizer que para as mulheres que elas não estão sozinhas. Existe um canal de denúncia, algo que dê suporte para elas poderem seguir em frente. É importante dizer também é a violência não é apenas física, a psicológica também afeta a saúde mental delas”, disse.

Vila Cidadã

O Vila Cidadã foi lançado em agosto de 2015, no bairro de Mãe Luiza. O projeto também foi realizado no Jardim Progresso, na Zona Norte, e no Leningrado, na Zona Oeste. Em 2016, o programa foi realizado pelo Governo do RN em cinco municípios do interior do estado e no conjunto dos Garis, em Natal. O projeto levou serviços públicos para as cidades de Pedro Avelino, Lajes, Parnamirim, Serra de São Bento e São Miguel.

Cerca de 15 mil pessoas foram beneficiadas com serviços como emissão de carteira de identidade, CPF, corte de cabelo, testes rápidos de HIV/Aids, orientação jurídica e orientações acerca dos diversos programas do Governo, totalizando mais de 30 serviços oferecidos.

Criado com a proposta de levar os serviços do Governo para próximo da população mais carente do estado, além de oferecer um dia de lazer para as crianças, o Vila Cidadã também é palco de campanhas de conscientização da população a respeito de importantes temas. Em 2016, cada edição do Vila Cidadã passou a ser temática divulgando ações de erradicação do trabalho infantil, combate à tuberculose e prevenção às hepatites virais.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.