PolíticaRio Grande do Norte

RN pode eleger primeira mulher trans a deputada federal do país

Thabatta foi a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2020, na cidade de Carnaúba dos Dantas

Thabatta Pimenta, 30 anos, é oficialmente candidata a deputada federal pelo PSB e pode fazer história tornando-se a primeira mulher trans a ocupar a Câmara dos Deputados.

Na convenção da legenda, que reuniu apoiadores e militantes na tarde do último sábado (30/07), no Hipócrates Zona Norte, em Natal, Thabatta relembrou sua trajetória. “É hora de pertencimento e respeito“.

Desde que coloquei meu nome à disposição pela primeira vez, em 2016, até hoje, nunca foi só sobre mim, mas sobre tantas pessoas que precisam de voz e vez“, destacou a candidata.

Foi um longo caminho para tomar a decisão de concorrer à Câmara, mas ontem estive com o presidente Lula e perguntei se precisava de mim no RN ou em Brasília“, disse. “Ele respondeu que em Brasília, e eu fiz a minha escolha“.

Thabatta ressaltou que está pronta, junto ao candidato a senador Rafael Motta, à governadora Fátima Bezerra e ao candidato a presidente Lula, para transformar e fazer uma nova história com as pessoas LGBTQIA+, negras, quilombolas, com deficiência e todas as “minorias”.

Minhas mãos de travesti e menina do interior estão prontas para arrancar as cercas dos currais eleitorais do estado“, afirmou a vereadora, que tem o mandato reconhecido como um dos mais atuantes do Rio Grande do Norte.

Ela também recordou e se solidarizou com as milhares de famílias que perderam entes queridos em decorrência da pandemia, como a sua mãe, que morreu quatro dias antes da posse como vereadora, ano passado.

Quem é ela

Thabatta foi a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2020, na cidade de Carnaúba dos Dantas.

Seridoense e comunicadora, começou a sua trajetória no rádio e discursando em um pequeno banco na feira livre da cidade, em defesa das pessoas trans, das pessoas com deficiência e outros grupos socialmente invisibilizados.

Fenômeno na Internet, Thabatta ganhou milhares de seguidores nas redes sociais, nos últimos anos, e é reconhecida em todo o Brasil por sua luta pela comunidade LGBTQIA+, seu discurso anticapacitista e por compartilhar sua rotina diária com o irmão Ryan, que tem paralisia cerebral.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.