Notícias

RN pode eleger primeira mulher trans a deputada federal do país

Thabatta foi a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2020, na cidade de Carnaúba dos Dantas

Thabatta Pimenta, 30 anos, é oficialmente candidata a deputada federal pelo PSB e pode fazer história tornando-se a primeira mulher trans a ocupar a Câmara dos Deputados.

Na convenção da legenda, que reuniu apoiadores e militantes na tarde do último sábado (30/07), no Hipócrates Zona Norte, em Natal, Thabatta relembrou sua trajetória. “É hora de pertencimento e respeito“.

Desde que coloquei meu nome à disposição pela primeira vez, em 2016, até hoje, nunca foi só sobre mim, mas sobre tantas pessoas que precisam de voz e vez“, destacou a candidata.

Foi um longo caminho para tomar a decisão de concorrer à Câmara, mas ontem estive com o presidente Lula e perguntei se precisava de mim no RN ou em Brasília“, disse. “Ele respondeu que em Brasília, e eu fiz a minha escolha“.

Thabatta ressaltou que está pronta, junto ao candidato a senador Rafael Motta, à governadora Fátima Bezerra e ao candidato a presidente Lula, para transformar e fazer uma nova história com as pessoas LGBTQIA+, negras, quilombolas, com deficiência e todas as “minorias”.

Minhas mãos de travesti e menina do interior estão prontas para arrancar as cercas dos currais eleitorais do estado“, afirmou a vereadora, que tem o mandato reconhecido como um dos mais atuantes do Rio Grande do Norte.

Ela também recordou e se solidarizou com as milhares de famílias que perderam entes queridos em decorrência da pandemia, como a sua mãe, que morreu quatro dias antes da posse como vereadora, ano passado.

Quem é ela

Thabatta foi a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2020, na cidade de Carnaúba dos Dantas.

Seridoense e comunicadora, começou a sua trajetória no rádio e discursando em um pequeno banco na feira livre da cidade, em defesa das pessoas trans, das pessoas com deficiência e outros grupos socialmente invisibilizados.

Fenômeno na Internet, Thabatta ganhou milhares de seguidores nas redes sociais, nos últimos anos, e é reconhecida em todo o Brasil por sua luta pela comunidade LGBTQIA+, seu discurso anticapacitista e por compartilhar sua rotina diária com o irmão Ryan, que tem paralisia cerebral.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.