RN deve alcançar a marca histórica dos 3GW de potência eólica instalada

Atualmente, das 106 usinas em funcionamento em todo o RN, 63 estão localizadas no Mato Grande, que engloba os municípios de João Câmara, Parazinho, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Pedra Grande e Rio do Fogo. Toda essa região concentra 60% de todos os parques eólicos do Rio Grande do Norte.

Segundo dados do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), dos 2,9 GW de potência instalada no RN, cerca de 1,63 GW (56%) estão concentrados no Mato Grande.

Para o Diretor Setorial de Engenharia e Infraestrutura Elétrica do CERNE, Milton Pinto, os números destacam a relevância da região como pólo da indústria dos ventos no Brasil. “A potência eólica total dos municípios inseridos no Mato Grande supera o de estados brasileiros inteiros como o Rio Grande do Sul e Ceará, situados na terceira e quarta posição no ranking nacional, respectivamente”, afirma.

+ Grupo chinês instalará fábrica de placas solares no RN

Parazinho e João Câmara – Os campeões

O RN ultrapassou a barreira de 1500 turbinas eólicas em funcionamento no último dia 26 de julho. Desse total de turbinas, 645 estão instaladas nos municípios de Parazinho e João Câmara, que respondem sozinhos por 1,25 GW da geração eólica. O recorde foi anunciado pelo CERNE por meio de um levantamento elaborado pela equipe de analistas do setor.

Conquista dos 3GW

Até o mês de Setembro, o RN deve alcançar a marca histórica dos 3GW de potência eólica instalada. De acordo com Milton Pinto, atualmente existem 5 parques eólicos operando em fase de testes e distribuídos nos municípios de São Miguel do Gostoso e Serra do Mel. Se somarmos todos eles,  são mais de 100 MW em potência instalada.

Milton explica ainda que para atingir os 3 GW, falta os 5 parques iniciarem os trabalhos oficialmente, sendo eles: Vila Pará I, Vila Pará II, Vila Amazonas, Ventos de São Benedito e Ventos de São Domingos.

Por fim, Milton Pinto afirmou que é possível que o RN alcance os 3 GW antes do Brasil alcançar os 10 GW. Isso pode ocorrer provavelmente em setembro ou na melhor das hipóteses, ainda em agosto de 2016.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!