Destaques, RN

RN cadastra 245 projetos eólicos para o “leilão A-6” em agosto

Iberdrola energia eólica no rio grande do norte

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na semana passada o edital do leilão de geração Nº 03/2018 – “A-6”, para contratar energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração. O leilão será realizado em 31 de agosto e o início de suprimento de energia elétrica proposto é para janeiro de 2024.

O Rio grande do Norte cadastrou para o certame 245 projetos de geração de energia eólica, que juntas somam uma oferta de 7.244 megawatts (mw) de potência instalada. O Estado também cadastrou um projeto de geração térmica com 1.700 mw de potência instalada.

Para o leilão foram definidos três produtos: dois na modalidade por quantidade de energia elétrica para empreendimentos de geração oriundos de fonte hidrelétrica com prazo de suprimento de 30 anos, e de fonte eólica com prazo de suprimento de 20 anos. Na modalidade por disponibilidade para empreendimentos de geração de fonte termelétrica à biomassa, carvão e gás natural, o prazo de suprimento é de 25 anos. O custo marginal de referência do leilão será de R$308/MWh.

“Com a realização do leilão A-6, deverão sair mais projetos eólicos vitoriosos. Isso pode garantir boas perspectivas para Rio Grande do Norte”, analisa Jean-Paul Prates, presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN).

Para este leilão, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.090 projetos, totalizando 59.116 MW de potência instalada. Desse montante, 928 projetos referem-se a empreendimentos eólicos, 66 de pequenas centrais hidrelátricas (PCHs), sete de hidrelétricas (UHE’s), 23 de centrais geradoras hidrelátricas (CGHs), 25 de termelétricas a biomassa, dois de termelétricas a carvão e o restante (39) de termelétricas a gás natural.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.