Notícias

Rio Grande do Norte é destaque em revista internacional

Estado é o único do Brasil em uma lista com 20 destinos que devem ser visitadas em 2016, de acordo com revista americana

A revista National Geografic Traveler trouxe, na edição de novembro, um guia com os 20 destinos que devem ser visitados em 2016. O Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro citado pelo periódico. De acordo com o texto, o local é famoso pelas dunas de areias brancas, pelo maior cajueiro do mundo e pela praia de Cotovelo, no litoral isolado e calmo de Parnamirim. Localizada a três horas do Rio de Janeiro de avião, a capital, Natal, é ensolarada durante 233 dias por ano, tem intensa riqueza cultural e saborosa cozinha regional. A publicação destaca os pratos de carne de sol e macaxeira frita; além do forró, estilo definido como uma mistura de “acordeom, zabumba e triângulo”.

national geographic

A revista ainda dá dicas sobre como aproveitar o destino:

Quando ir: o ano todo. Na primeira semana de dezembro, acontece o Carnatal, carnaval fora de época.

Como se locomover: de carro alugado a partir do aeroporto de Natal. Para andar nas dunas, utilize o serviço de um bugueiro registrado.

O que comer ou beber: no mercado público de Redinha, peixe e camarão frito.

O que comprar: artesanato regional, como a renda de bilro e garrafas com areia colorida.

Fato interessante: Pirangi do Norte é a terra do maior cajueiro do mundo, árvore gigante fruto de uma mutação genética.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a reportagem reforça o Rio Grande do Norte como destino que vai além de sol e mar ao destacar a culinária e a cultura regional. “A nossa cultura bastante diversificada e o artesanato de muita qualidade, além da nossa hospitalidade característica são um diferencial para atrair mais visitantes do mundo inteiro”.

O ministro registrou, ainda, a destinação de recursos para a revitalização da orla de Natal, a construção do Museu da Rampa (história da aviação e da 2ª Guerra Mundial) e ampliação do centro de Convenções de Natal para oferecer mais eventos de grande porte, nos moldes de Recife, Fortaleza e João Pessoa. “Esperamos que essas obras avancem para diversificarmos a nossa oferta turística e mais brasileiros e estrangeiros nos visitem na capital e no interior”.

Além dos investimentos na capital, o Ministério do Turismo, sob o comando de Henrique Eduardo Alves, destinou recursos para o teleférico de Santa Rita, em Santa Cruz, e apoia eventos e projetos de infraestrutura nas regiões serranas com temperatura diferenciada.

Já o prefeito Carlos Eduardo Alves destacou que trabalha para sinalizar e embelezar Natal com obras de urbanismo e paisagismo, desenvolver atividades culturais que complementem o destino. “O nosso esforço é no sentido de, por meio de obras de infraestrutura e eventos, valorizar ainda mais a beleza natural da nossa cidade, de maneira oferecer qualidade de vida para o morador e cativar o visitante”, afirmou.

“Temos atributos naturais incomparáveis. Com uma rede gastronômica diversa, um povo acolhedor e uma cultura sem igual somos um destino capaz de agradar os mais distintos públicos. A indicação da revista norte-americana confirma os nossos diferenciais”, comentou o secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz.

Pesquisa com estrangeiros em Natal confirma revista americana

Esta semana o Ministério do Turismo divulgou o perfil do viajante estrangeiro que visitou Natal no ano passado. O Rio Grande do Norte recebeu 38 mil estrangeiros, sendo que, na capital, a maioria foi de argentinos (14%), italianos (13%) e americanos (10%). A visita à capital foi motivada principalmente por lazer (62%) e negócios (17%). O gasto médio por dia na cidade, a lazer, foi de US$ 104, e a permanência média foi de 16 dias.

Hotéis, flats e pousadas foram os principais meios de hospedagem e receberam 55% do público estrangeiro que visita Natal e 22% ficaram na casa de amigos e parentes. Restaurantes e meios de hospedagens receberam avaliações positivas de 92% dos estrangeiros e a hospitalidade foi elogiada por 97% dos turistas.

A pesquisa Demanda Turística Internacional foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados em todo o país, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.