DestaquesRN

Rio Grande do Norte agora conta com o RG biométrico

A nova carteira de identidade terá, por exemplo, o número da CNH, Cartão SUS, Tipo Sanguíneo, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor e Identidade Profissional

O Governo do RN lançou nesta quarta-feira, 15, o sistema de Registro Biométrico do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep). O novo sistema vai permitir, a partir do próximo dia 20, a emissão da nova carteira de identidade contendo o número da CNH, Cartão SUS, Tipo Sanguíneo, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor, Identidade Profissional, entre outros, em um só documento.

O novo modelo da carteira de identidade é baseado no Decreto 9.278 de 05 de fevereiro de 2018 que estabelece o formato único e que deve ser seguido por todos os estados da federação. As carteiras de identidades emitidas no sistema anterior continuarão válidas, não sendo necessário correria para emitir a nova identidade. O investimento é de mais de R$ 20 milhões com recursos do projeto Governo Cidadão e do Itep.

Diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão informou que hoje o órgão emite 30 mil identidades por mês e com “o novo sistema biométrico este volume irá duplicar. Vamos ampliar significativamente o acesso ao documento mais básico e garantir cidadania. Isso vai beneficiar especialmente a população mais carente em todos os municípios do Estado“, declarou.

O secretário de Estado de Projetos, Metas de Governo e Relações Institucionais, também coordenador do Programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro, informou que, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, está sendo providenciada a compra de 200 kits de equipamentos para o atendimento do ITEP nos 167 municípios. São computadores, leitores óticos, impressoras que irão permitir o atendimento local, evitando que as pessoas tenham que sair da sua cidade para ter acesso à carteira de identidade.

A nova identidade virá com um QR Code que será utilizado em aplicativo para Android e IOS permitindo ao cidadão ter o RG em formato digital. Como principal elemento de segurança, a biometria utilizará o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), uma das mais modernas plataformas de identificação humana do país.

Por ser mais segura, a emissão da nova identidade passará por processo rígido de conferência pelo próprio Itep. Por isso, ela não será entregue no mesmo dia. “Vamos começar a trabalhar com prazo cerca de 15 dias para a entrega“, disse Marcos Brandão.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo