Revisão extra das ‘contas de luz’ deve começar a valer em março

As revisões das tarifas de energia elétrica deverão começar a valer a partir de 1º de março. A estimativa é do presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, que nesta quinta-feira (5) falou que “A ideia é começar a valer em março, porque as contas vão chegar para pagar”.

A revisão extraordinária deverá ser aplicada para todas as distribuidoras de energia do país, com o objetivo de cobrir os custos extras com a geração de energia. Ainda não há uma definição sobre quanto será o aumento e cada uma das distribuidoras deverá ter um índice diferente. Entre os itens que serão levados em conta para calcular o reajuste estão o pagamento das cotas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e o impacto do aumento das tarifas da Usina de Itaipu

Na sexta-feira (6), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai debater, em reunião extraordinária, os critérios para calcular os índices de revisão extraordinária. A reunião da Aneel também vai discutir o reajuste nos valores cobrados pelo sistema de bandeiras tarifárias. Nelson Leite diz que não há uma estimativa de quanto será o aumento, “Eu não arriscaria neste momento a falar em nenhum número, depende de quais os custos serão cobertos”. As duas propostas devem passar por audiência pública. As informações são da Agência Brasil.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!