Mundo

Resgate em caverna na Tailândia é concluído com sucesso

Tailândia corre contra o tempo para tirar jovens de caverna
Foto: BBC

Na Tailândia, a operação de resgate da equipe de futebol juvenil que ficou presa em uma caverna inundada no norte do país, finalmente terminou. Iniciada em 8 de julho, a missão durou três dias e culminou com o resgate dos 12 jogadores de futebol e seu treinador, conforme relatado pela Força Especial da Marinha da Tailândia em sua página no Facebook.

Embora inicialmente tenha sido avaliado que o grupo preso poderia permanecer na caverna por quatro meses, os esforços das equipes de resgate permitiram que a missão fosse concluída com sucesso em três dias.

Na primeira operação, onde quatro crianças foram resgatadas, dez equipes participaram da operação. Cada um dos menores foi acompanhado por dois mergulhadores, enquanto dois outros socorristas estavam na reserva. A operação durou aproximadamente dez horas. O caminho da caverna até a saída – que tem 3,2 quilômetros e é cheio de água barrenta e passagens estreitas – foi realizado pelos mergulhadores mais rápido do que o planejado.

Mergulhador morre durante resgate de adolescentes em caverna na Tailândia

No segundo dia da operação, quatro meninos também foram resgatados. Uma equipe de 18 mergulhadores tailandeses e internacionais, apoiados por pelo menos 80 outros socorristas, conseguiu completar a missão duas horas mais rápido do que a operação de domingo. Todas as crianças resgatadas foram levadas de helicóptero para um hospital local.

O chefe das operações de resgate, Narongsak Osatanakorn, disse na segunda-feira que não pôde garantir que as últimas cinco pessoas presas fossem evacuadas no dia seguinte da missão. Apesar das dúvidas, as últimas quatro crianças e seu treinador foram resgatados nesta terça-feira, 10 de julho.

Durante os três dias da operação, o médico australiano Richard Harris permaneceu na caverna com as crianças. No início de cada missão, o médico ia até a caverna com os mergulhadores e socorristas para dar aprovação médica antes que cada criança fosse evacuada. E ele continuou com a equipe até que cada missão fosse completada.

Como as crianças chegaram à caverna?

O time de futebol local, formado por crianças de 11 a 16 anos, perdeu-se na caverna Tamham Luang Nang Non em 23 de junho. O treinador do grupo, de 25 anos, organizou uma viagem às cavernas para as crianças, que é um local de interesse turístico.

As cavernas têm um comprimento de cerca de 5 km e o grupo ficou preso longe da entrada devido à inundação repentina causada por fortes chuvas.

Os funcionários do parque nacional encontraram uma motocicleta e 11 bicicletas, além de mochilas, chuteiras e outros equipamentos esportivos pertencentes ao clube de futebol local na noite daquele sábado perto da entrada da caverna. Equipes de resgate com o equipamento necessário chegaram ao local na manhã seguinte.

Por que as crianças não saíram imediatamente?

GRUPO PRESO TAILÂNDIA

Devido ao estado enfraquecido das crianças e as condições adversas da estrada para a saída das cavernas, elas não puderam ser removidas imediatamente.

Em vez disso, as equipes de resgate lhes forneceram alimentos e remédios, enquanto as autoridades criaram um plano de resgate mais seguro e drenaram a água para evitar que ela se elevasse.

O risco apresentado pelo caminho da caverna foi confirmado pela morte trágica do socorrista Thai Kunan Saman, 38 anos, que morreu depois de cair inconsciente durante a volta do mergulho da caverna, onde ele carregava tanques de oxigênio.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.