Notícias

Representantes brasileiros participam de reunião sobre Cidades Inteligentes em Lisboa

Representantes de oito cidades brasileiras participaram nesta quarta-feira (21), na cidade de Lisboa, em Portugal, de reunião com a Comissão Europeia sobre Cidades Inteligentes e Humanas. O evento faz parte do acordo estabelecido entre a Comissão, a Frente Nacional de Prefeitos e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

A cidade do Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, e foi representada em Lisboa pela diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Irani Santos, e os professores universitários Thais Batista e Frederico Lopes.

Participaram, ainda, do evento as cidades de Anápolis, Belém, Belo Horizonte, Joinville, Porto Alegre, Recife e Vitória. Natal, Belém e Vitória apresentaram propostas que servirão de base técnica à elaboração de um documento que relata as diretrizes para um projeto brasileiro de cidades inteligentes e humanas e que, também, será entregue ao Governo Brasileiro, para que sirva de base ao acordo bilateral que será celebrado entre o Brasil e a União Europeia, em novembro próximo.

A comitiva do Brasil foi chefiada pelo Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomyde, da cidade de Vitória, e teve como “chairman” o Prefeito de Joinville, Udo Dohler (vice-presidente para assuntos relacionados a iluminação pública e um dos fundamentos das cidades inteligentes), que representou o Presidente da FNP Márcio Lacerda e que será o articulador da reunião da Diretoria da FNP com o Governo Brasileiro.

A Cidade Inteligente e Humana é aquela que utiliza as tecnologias disponíveis em favor do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ela transforma as cidades digitais, incluindo as pessoas em um grande processo de co-criação com o setor público. Estes conceitos e as metodologias foram desenvolvidas pelo Professor-Doutor da Universidade de Aalto Helsinki (Finlândia), Álvaro de Oliveira, que é também o facilitador das conversas entre o Brasil e a União Europeia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.