Notícias

Relatório da OMS aponta para origem animal do novo coronavírus

(ANSA) – Uma comissão de especialistas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que é “muito provável” que o coronavírus Sars-CoV-2 tenha sido transmitido de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário.

Além disso, o relatório aponta que é “extremamente improvável” a hipótese de que o vírus tenha escapado de um laboratório. O documento é resultante da missão da OMS em Wuhan, cidade chinesa que foi o marco zero da pandemia, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

O relatório ainda não foi publicado oficialmente, mas a agência AFP teve acesso ao documento e divulgou suas conclusões nesta segunda-feira (29). Na época da missão, os especialistas da OMS já haviam informado que todos os indícios apontavam para uma origem animal do novo coronavírus.

“O trabalho de campo não provocou nenhuma reviravolta nas convicções que já tínhamos antes de começar”, disse o chefe da delegação, Peter Ben Embarek, em 9 de fevereiro.

Já segundo o relatório, é “possível” que o Sars-CoV-2 tenha sido transmitido para o ser humano diretamente por morcegos, porém a maior probabilidade é de que o salto de espécie tenha sido feito por meio de um animal intermediário.

“Apesar de vírus semelhantes terem sido encontrados em morcegos, a distância evolucionária entre esses vírus e o Sars-CoV-2 é estimada em várias décadas, sugerindo um elo perdido”, diz o documento.

“O cenário que prevê um hospedeiro intermediário é considerado de provável a muito provável”, acrescenta o relatório, que, no entanto, não conseguiu concluir qual animal teria sido o intermediário entre morcegos e humanos.

Os especialistas também não descartaram a hipótese de transmissão via alimentos congelados, já que o vírus é capaz de sobreviver em temperaturas negativas – essa é a teoria ventilada pela China.

Quanto à hipótese de uma fuga do Instituto de Virologia de Wuhan, teoria promovida por negacionistas da pandemia, o relatório disse ser “extremamente improvável”. Segundo os especialistas, não há registros de nenhum vírus semelhante ao Sars-CoV-2 em qualquer laboratório antes de dezembro de 2019.

Além disso, o documento ressaltou os altos índices de segurança no Instituto de Virologia de Wuhan. No entanto, o próprio diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ressaltou nesta segunda-feira que ainda são necessários “novos estudos” para determinar a origem exata do coronavírus.

Em pouco mais de um ano, o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, já infectou pelo menos 127,3 milhões de pessoas e deixou cerca de 2,8 milhões de mortos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.