Notícias

Reino Unido impõe 3º lockdown para conter mutação do coronavírus

(ANSA) – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira (4) um terceiro bloqueio nacional estendido a toda Inglaterra para lidar com o aumento exponencial dos números de casos e mortes do novo coronavírus Sars-CoV-2, até pelo menos a metade de fevereiro.

A decisão foi tomada logo depois da Escócia ter determinado um confinamento total até o fim de janeiro e ocorre após a descoberta de uma nova variante da Covid-19 no território britânico, que é entre “50% e 70% mais contagiosa”.

“Devemos, portanto, entrar em um lockdown nacional, o que será o suficiente para conter essa variante”, disse Johnson em um discurso televisionado. “Isso significa que o governo está mais uma vez instruindo você a ficar em casa”.

Johnson informou que as medidas entrarão em vigor a partir da meia-noite desta segunda-feira (4) e incluem o fechamento de todas as escolas da Inglaterra, tanto de ensino fundamental quanto de médio. Com isso, as aulas passarão a ser exclusivamente online nas próximas semanas.

Além disso, as pessoas foram aconselhadas a trabalharem em casa, a menos que sejam profissionais essenciais ou sejam incapazes de exercer suas funções remotamente.

Durante seu pronunciamento, o premiê britânico chamou a nova cepa do Sars-CoV-2 de “alarmante” e falou de um aumento de 40% nas internações hospitalares em comparação com a primeira onda da Covid-19, em abril.

O político pediu para todos os cidadãos cumprirem as regras e ficarem em casa o maior tempo possível. “Devemos agir agora para evitar que os hospitais sucumbam à superlotação”, disse ele, destacando que só nas alas da Inglaterra 27 mil pessoas foram internadas na última semana.

“Enquanto falo com vocês esta noite, nossos hospitais estão sob mais pressão pela Covid do que em qualquer momento desde o início da pandemia”, acrescentou.

Johnson ainda explicou que, “se as coisas correrem bem”, as categorias prioritárias serão vacinadas com a primeira dose de um imunizante até meados de fevereiro.

O Reino Unido ocupa o sexto lugar no ranking de países com maior número de mortes pelo novo coronavírus em todo o mundo, com 75.544 óbitos. 

A nação contabiliza 2.721.590 de casos da doença e foi o primeiro país a administrar a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, há quase um mês. A prioridade tem sido a aplicação de uma primeira dose do imunizante para o maior número possível de pessoas em vez de dar as segundas doses.

Hoje, as primeiras doses da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca também foram aplicadas. Ao todo, mais de um milhão de cidadãos já foram vacinados no país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.