Notícias

‘Registrar é legal’ promove ação jurídica e social no bairro do Bom Pastor

O Comitê Estadual para as demandas da Saúde do Rio Grande do Norte, presidido pela juíza Valéria Lacerda, promoveu, nessa quinta-feira (26), a quinta edição do ‘Registrar é legal’. A ação social, que tem como principal objetivo a emissão do cartão SUS, foi realizada na Escola Estadual Márcio Marinho, do bairro do Bom Pastor, na Zona Leste de Natal.

Nesta edição, foram emitidos 69 CPFs, 96 Cartões do Sistema Único de Saúde, foram aplicadas vacina em 33 pessoas, foram feitos 102 atendimentos de saúde bucal, 13 pessoas receberam apoio jurídico e 16 pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública. Além disso, 28 crianças receberam atendimentos na área de saúde e 47 jovens assistiram palestras sobre educação sexual. Ao todo, a organização contabilizou 388 atendimentos naquela instituição de ensino.

Segundo Valéria Lacerda, a cada edição a campanha se fortalece enquanto movimento que une cidadania e saúde. Ela afirmou que o Comitê foi procurado por três comunidades (Felipe Camarão, Monte Líbano e Quintas) solicitando a ação aos seus moradores. A magistrada explicou que são comunidades de baixa renda que não têm recursos para exercer plenamente sua cidadania. “Estamos muito felizes com o resultado alcançado. É uma ação pequena, mas com muita efetividade! A cada edição você vê que as pessoas se sentem acolhidas”, comemorou.

A juíza revelou que a próxima edição da campanha acontecerá pela primeira vez no interior do Estado, no Município de Lagoa de Velhos. A ação será feita em um assentamento de pessoas carentes e para isto será feita uma arrecadação de alguns itens para doação, como livros, material de higiene pessoal para idosos e brinquedos para as crianças, no período de 30 de novembro a 08 de dezembro. Ela espera que a mobilização atenda cerca de 300 pessoas daquele município.

Além da Pastoral da Saúde, o Comitê Estadual também conta com a colaboração de membros da OAB, da Defensoria Pública, da Secretaria Municipal de Saúde e do Banco do Brasil. Com seus parceiros, o ‘Registrar é legal’ faz a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde, do CPF e da 2º via da certidão de nascimento, além de dar apoio jurídico à população, fazer reconhecimento de paternidade e a vacinação.

Do TJRN

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.