Brasil

Redução de emissão de gases: Brasil precisa fazer mais uso do transporte público, aponta especialista

Foto: Andreas Habich

Para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, um compromisso assumido no ano passado, no Acordo de Paris, segundo o economista e cientista ambiental Walter Figueiredo de Simoni, coordenador de Transporte do Instituto Clima e Sociedade (ICS), o Brasil precisa entender que, a redução só vai acontecer quando houver diminuição na utilização de carros particulares e começar a fazer uso do transporte público.

Para consegui alcançar a meta, o Brasil se propôs, num documento submetido às Nações Unidas, a trabalhar para a melhoria dos transportes utilizados por boa parte da população, de acordo com Simoni. O problema, ainda segundo o economista, é que ainda não há detalhamentos dos projetos para que isso possa acontecer. “[O objetivo] está [posto] de maneira vaga, a gente precisa detalhar isso de forma prática. Se vai ser mais investimento, mais espaço dentro da cidade [para o transporte público]”, disse Simoni.

O Brasil se compromete, segundo o Acordo, a reduzir 37% das emissões de gases até 2025 e 43% até 2030, comparando a 2005. O primeiro Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte, promovido também, pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) e pela Embaixada da Alemanha vai acontecer nesta quarta-feira (06). O objetivo do evento é discutir as estratégias de diversos países, como Chile, Alemanha, por exemplo, para propor um transporte sustentável.

Além do compromisso do Brasil de reduzir as emissões de gases até 2030, o país se comprometeu em fazer maior utilização de biocombustíveis, porém ainda não foi mostrado resultados. “O Brasil ainda não detalhou nenhuma dessas opções. A gente não sabe como esses dois temas vão se traduzir em metas específicas. Há uma vontade de se trabalhar nessas questões”, destacou.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.