Notícias

Recuperação da economia só deverá ocorrer em 2016, segundo a CNI

(Agência CNI de Notícias) – A CNI informou que a economia brasileira mostrou forte deterioração no primeiro semestre de 2015. A alta da inflação e o aprofundamento da recessão – que já alcança outros setores da economia e não apenas a indústria – são dois fatores que explicitam essa situação. Entre as causas imediatas dessa deterioração podemos citar o desajuste das contas públicas, muito mais grave que inicialmente conhecido, e o processo de correção de preços administrados. As dificuldades atuais não são devidas unicamente ao ajuste macroeconômico em curso, ainda que esse aprofunde a recessão. De fato, o Brasil se depara atualmente com uma conjugação perversa de causas conjunturais e estruturais que limitam nosso desempenho

O ajuste econômico continuará afetando a atividade no segundo semestre. Para 2015, a CNI estima que a inflação permaneça em torno de 9% ao ano e que o PIB registre retração de 1,6%, com queda de 6,4% da indústria de transformação e de 7,7% do investimento. O setor externo contribuirá positivamente, em 0,9%, atenuando a retração do PIB, por conta, principalmente, da queda das importações. Entre os fatores para o recuo do PIB, destaca-se a queda na demanda das famílias, que se deve ao aumento do desemprego, à corrosão inflacionária na renda, às restrições do financiamento pela alta dos juros e pela capacidade limitada de endividamento adicional. A queda do investimento explica-se pela existência de capacidade ociosa, além da forte incerteza e do elevado custo do capital. Os problemas do setor de petróleo e gás, grande alavanca do investimento nos últimos anos, também restringem a retomada do investimento.

É possível que o “fundo do poço” seja alcançado no segundo semestre, e uma gradual recuperação se inicie em 2016. As “janelas de saída” podem ser as exportações e o investimento em infraestrutura. Todavia, ambos têm impacto limitado no curto prazo e dependem de coordenação adequada de políticas para se materializarem. Nesse sentido, avanços na agenda da competitividade são críticos não só no presente como também para preparar a economia para uma retomada do crescimento no futuro. A melhoria do ambiente de negócios – com aperfeiçoamento de marcos regulatórios e redução da burocracia – faz parte dessa agenda. São ações de baixo custo fiscal, mas que exigem coordenação de políticas e comprometimento político. A racionalização do sistema tributário, principalmente nos tributos sobre circulação de bens e serviços, que impactam negativamente a competitividade, também deve fazer parte desse esforço estruturante.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.