Recorde: Cientistas encontram peixe com 84 anos de idade

Recorde: Cientistas encontram peixe com 84 anos de idade

Romário Nicácio dezembro 30, 2014 Curiosidades

Um peixe capturado ao largo da costa da Austrália Ocidental estabeleceu um novo recorde no estado sendo o peixe mais velho já encontrado. Com 60 centímetros de comprimento, o Bight red fish – cujo nome científico é Centroberyx gerrardi – foi capturado em novembro do ano passado e tem 84 anos de idade. As informações são do Daily Mail.

O comprimento máximo da espécie do peixe é normalmente 46 centímetros. Mas os cientistas só foram capazes de identificar sua idade analisando os seus ossos. “Não é possível dizer a idade de um peixe só de olhar para ele. Então a sua idade não foi descoberta até seu esqueleto passar por um microscópio no Departamento de Pesca no centro de pesquisa Hillarys”, disse o ministro das Pescas Ken Baston.

A idade do peixe foi determinada pelo número de anéis de crescimento dos ossos do ouvido interno.

A idade do peixe foi determinada pelo número de anéis de crescimento dos ossos do ouvido interno.

A idade do peixe foi determinada pelo número de anéis de crescimento dos ossos do ouvido interno conhecidos como os otolitos.  O processo utilizado é similar ao utilizado para descobrir a idade de árvores por secção transversal dos seus troncos. A descoberta quebrou um recorde anterior de 78 anos realizada em conjunto por um foxfish ocidental (Bodianus frenchii) e um groper graves (Polyprion americanus).

O peixe nasceu em 1929 e seu esqueleto foi coletado como parte de um projeto de pesquisa financiado pelo escritório de Gestão de Recursos Naturais do Estado para avaliar a saúde global das existências do litoral sul.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos