Rappi recebe aporte de US$ 500 milhões: entenda os números

Rappi recebe aporte de US$ 500 milhões: entenda os números

Rappi recebe aporte de US$ 500 milhões: entenda os números

Wagner Santos agosto 3, 2021 Colunas

A Rappi, startup colombiana responsável pelo app de entregas de mesmo nome, realizou recentemente uma nova rodada de investimentos que resultou em um novo total de aportes em $500 milhões de dólares, colocando a empresa como alvo de mais de $5,25 bilhões de dólares desde a sua fundação, em 2015. Na prática, isso coloca a empresa como uma das mais valiosas do seu segmento e com um enorme potencial de crescimento.

Na prática, rodadas de investimentos são comuns entre empresas de tecnologia e inovação, como é o caso da Rappi. Responsável por um dos principais aplicativos de entregas da América Latina e com um potencial de transformá-lo em um “super app”, a empresa tem todas as oportunidades para atrair investidores, levantar recursos e aplicá-los em estratégias que irão transformar o seu aplicativo e torná-lo mais lucrativo para quem investiu.

Quer saber para que e como o Rappi usará o aporte de $500 milhões que foi levantado? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Rappi recebe aporte de US$ 500 milhões: como aconteceu?

A Rappi realizou na sexta-feira, dia 16/7, uma nova rodada de investimentos com várias empresas e fundos de investimentos do mundo todo. No total, o aporte feito na empresa ultrapassou o valor de $500 milhões de dólares, o que é o equivalente a mais ou menos R$2,6 bilhões na cotação atual. Sim: a empresa conseguiu levar mais de 2 bilhões e meio de reais em apenas uma rodada de investimentos. Nada mal, hein?

Dentre os novos investidores na Rappi, estão fundos de investimentos de renome no mundo todo, como Octahedron, Third Point e Baillie Gifford. Além disso, investidores que já tinham feito aportes na plataforma voltaram a aplicar dinheiro na Rappi. Foi o caso do GIC (fundo soberano de Cingapura) e do Softbank (Japão).

Agora, com essa nova rodada de investimentos, a Rappi completa um valor de mercado de $5,25 bilhões de dólares, algo equivalente a R$27,3 bilhões na cotação atual.

Esse é o segundo aporte que a Rappi recebe nos últimos meses. Em setembro de 2020, menos de 1 ano atrás, a empresa já havia conseguido $300 milhões de dólares em uma rodada de investimentos.

O que significa um aporte desse nível?

Um aporte na casa do meio bilhão de dólares é surpreendente, mas não chega a ser algo completamente isolado no mundo dos negócios. No entanto, é um claro sinal de confiança do mercado em uma empresa. Portanto, é sinal de que os principais investidores do mundo enxergam na Rappi uma grande oportunidade de crescimento e retorno financeiro.

Na prática, a empresa se prestigia no mercado e se financia para um novo ciclo de planejamento de novas ações. Podemos ver esse retorno positivo dos investidores como uma aprovação do plano da empresa de transformar o Rappi em um “superapp”.

Quem tem o Rappi e o usa frequentemente já sabe que o aplicativo não é mais especializado no delivery de comida, supermercado e farmácia há muito tempo. Claro, esses itens ainda estão lá e com bastante destaque, mas o app já anunciou várias ações para assumir mais partes na vida dos seus usuários.

Há o RappiBank, que é uma conta digital do Rappi com direito a cartão de crédito sem anuidade e transferência de dinheiro entre contas de maneira rápida e ágil. Outra opção de serviço é o RappiMall, que permite que o cliente compre de lojas de shopping (como a Saraiva, Decathlon ou Multicoisas) com entrega em até 1 hora (mudando a maneira como e-commerces funcionam, basicamente).

Quais os potenciais usos para esse dinheiro?

Agora que a Rappi levantou mais $500 milhões de dólares, a empresa poderá usar o dinheiro para continuar financiando o seu crescimento. O ponto a ter em mente é que startups podem “queimar dinheiro” por assim dizer enquanto estão na fase de crescimento para angariar mais clientes. É só quando as empresas atingem um número específico de clientes que suas contas equilibram.

O modelo de startup acelerada permite esse investimento inicial mais pesado para atrair os clientes. É por isso que empresas do tipo precisam desses aportes. Podemos esperar, portanto, mais iniciativas da Rappi na busca de conseguir mais clientes em todos os 9 países em que a empresa atua na América Latina, Brasil incluso. Quem sabe o que aguarda os usuários do app? Só o tempo dirá como a empresa usará os $500 milhões para conseguir mais clientes.

Portanto, agora que você entendeu o impacto do aporte de $500 milhões recebido pela Rappi, é hora de colocar esse conhecimento em prática e trabalhar em uma estratégia de valorização para a sua própria startup e empresa. É claro que chegar ao nível da Rappi não é fácil e nem rápido, mas há essa possibilidade caso o seu produto seja atraente o suficiente para abranger um mercado enorme como o da empresa colombiana.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

People photo created by ViDIstudio – www.freepik.com

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos