Nucoin: conheça a moeda digital do Nubank
Criptomoeda será a base para a criação de um programa de recompensas
O Nubank, startup brasileira no segmento de serviços financeiros, acaba de lançar sua própria moeda digital, batizada de Nucoin.
De acordo com a empresa, a ideia é democratizar ainda mais as novas tecnologias, como a blockchain e a web3, e ir além do Nubank Cripto, a função para comprar e vender criptomoedas no aplicativo.
A moeda ainda está em fase de desenvolvimento e apenas cerca de 2 mil membros da NuCommunity, canal de diálogo entre clientes e a empresa, poderão participar da etapa exclusiva para pensar nas dinâmicas por trás do Nucoin.
Ainda segundo a empresa, somente a partir de 2023, todos os clientes receberão Nucoins sem custo.
O que é o Nucoin?
É uma moeda digital própria criada pelo Nubank, que será a base para a criação de um programa de recompensas. Ou seja, os clientes que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens.
A moeda foi pensada também para que no futuro seja comercializada no mercado de criptomoedas.
Nucoin: criptomoeda ou token?
Para usuários novos, os termos podem parecer confusos, mas o Quero Crédito vai te ajudar.
As definições de quatro termos podem gerar uma pequena confusão, por serem muito parecidas e por não serem um consenso: moedas digitais, criptomoedas, criptoativos e tokens.
Moedas digitais
Basicamente falando, elas se parecem com moedas tradicionais, mas são usadas apenas num ambiente virtual, principalmente em jogos digitais. Assim como uma moeda no mundo real, as moedas digitais são colecionáveis e têm valor.
Criptomoedas
São moedas digitais mantidas e criadas em uma grande rede de computadores com várias plataformas, aplicativos e usuários conectados a ela – ao contrário de moedas digitais que existem apenas dentro de aplicações específicas, como jogos.
Os algoritmos criptográficos garantem que apenas o dono de uma moeda possa gastá-la, e apenas uma vez, tornando-a bastante segura e confiável.
Ao contrário do real ou do dólar, por exemplo, as criptomoedas não são impressas e só existem no mundo online, mas assim como qualquer moeda, elas podem ser usadas em diversas transações digitais, como compras e transferências.
Criptoativos e tokens
São parecidos. Na prática, eles representam no mundo digital itens do mundo real, como mercadorias, contratos ou direitos, como ingressos para eventos, passagens aéreas, ações e até obras de arte únicas –como as NFTs.
E sobre a pergunta no início, vamos respondê-la: o Nucoin é um token, porque ele dará direito a vantagens aos clientes que tiverem esse ativo na carteira.
Porém, ele também pode ser chamado de criptomoeda, porque cada Nucoin tem o mesmo valor, não é consumido e não tem data de validade. Ou seja, eles apenas são trocados em transações.
Além disso, o Nucoin usa a tecnologia blockchain Polygon Supernets, que é uma tecnologia blockchain fornecida pela Polygon.
A ideia, segundo a empresa, é usar a rede blockchain escalável, acessível, segura e sustentável da Polygon, além do suporte técnico, para desenvolver e expandir a moeda digital.
Como participar da comunidade do Nucoin?
Além de ser desenvolvida em uma blockchain, a moeda digital do Nubank também terá parte de sua criação descentralizada, a partir dos comentários e das ideias da comunidade exclusiva e fechada da moeda digital.
Essa comunidade será criada dentro da NuCommunity, o canal de diálogo entre o Nubank e seus clientes. Ao todo, cerca de 2 mil clientes serão selecionados para participar ativamente da comunidade do Nucoin.
A seleção dos convidados vai acontecer entre os meses de outubro e novembro, e será feita entre os membros mais engajados da NuCommunity e que mais usam os produtos e serviços do Nubank. Esses convidados participarão ativamente da co-criação do Nucoin, em uma discussão sem intermediários.
A ideia é que esses debates e feedbacks ocorram a exemplo do que acontece na web3, justamente para explorar, ao máximo, a descentralização da criação da moeda digital do Nubank.