Dicas

Quer saber se você está apto para fazer o exame teórico de direção? Faça uma simulação da prova!

Vai tirar a primeira habilitação e quer saber o que esperar da prova teórica de direção? Esse material vai lhe ajudar a garantir um bom desempenho. Teste seus conhecimentos!

Enfrentar o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) costuma ser preocupante para a maioria das pessoas que deseja começar a dirigir.

Além do nervosismo, não estar suficientemente preparado para todas as etapas pode ser determinante para um resultado negativo no exame.

Pensando nisso, o maior site de recursos de multas de trânsito preparou para você um simulado online com o mesmo número de questões que você encontrará na prova teórica do DETRAN.

Como funciona o simulado?

O material funciona como uma simulação do exame original, para que você consiga identificar sobre quais pontos tem mais domínio e em quais tem mais dificuldade.

Assim, é possível que você tenha a chance de fixar melhor o conteúdo em questão antes de realizar o exame de direção.

A simulação também lhe ajudará a ter uma noção de como funciona o exame que você deverá prestar.

A semelhança entre as provas é o que confere, ao candidato, essa oportunidade. Mas, para que você conheça mais sobre a prova teórica, tratarei sobre no próximo tópico.

Prova teórica do DETRAN

O conteúdo encontrado na prova teórica é o mesmo visto nas aulas assistidas no CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua escolha.

As aulas se dividem em 45h no total: 18h/a de legislação de trânsito, 16/a de direção defensiva, 4h/a de primeiros socorros, 4h/a de meio ambiente e cidadania e 3h/a de noções de mecânica básica.

Tais conteúdos agregam todos os preceitos necessários ao futuro motorista, o qual deve saber como agir em determinadas situações que surgirão no meio do trânsito.

A circulação do veículo envolve muitos aspectos que vão além de apenas saber como conduzi-lo. Dirigir implica em estar atento a si e aos demais integrantes do tráfego, em respeitar às leis de trânsito e em ser responsável para evitar os imprevistos ou para encará-los etc.

Na prova teórica, você deverá demonstrar todo o conhecimento adquirido durante as aulas, provando que saberá como se portar enquanto motorista e cidadão.

Assim que as aulas forem concluídas, você receberá um certificado de conclusão do curso teórico. Nesse momento, você já pode marcar um dia para prestar o exame.

Obviamente, o candidato não terá acesso a nenhum conteúdo durante a prova. Por isso, é importante você se preparar antes, para que na hora de responder as questões não haja dúvidas.

Isso o ajudará, também, a ficar tranquilo, já que provavelmente estará mais confiante.

Para obter aprovação nessa etapa do processo de habilitação, é necessário que o aluno tenha o mínimo de 70% de acertos, sendo preciso responder corretamente 21 questões de um total de 30, em 40 minutos.

A quem é indicado fazer o simulado?

Normalmente, os candidatos à retirada da primeira habilitação costumam optar por realizar a simulação antes, já que ainda não conhecem o funcionamento do processo.

Entretanto, a prova simulatória também é indicada para os condutores que estão com a habilitação suspensa e precisam, obrigatoriamente, passar pelo curso de reciclagem para reaver o direito de dirigir.

A diferença entre o curso realizado pela primeira vez e o curso de reciclagem é que, no segundo, o número de horas de aulas cai para 30.

Contudo, a prova para fins de comprovação de assimilação do conteúdo conta também com 30 questões e 21 acertos como requisito para a aprovação.

Sobre a prova do simulado

A melhor maneira de diminuir as possibilidades de cometer uma falha no exame, sem dúvida nenhuma, é fixando o máximo possível do conteúdo programático.

Além disso, nenhum motorista deveria abandonar o hábito de manter atualizados seus conhecimentos sobre o trânsito, considerando a importância da cautela ao volante.

Nesse caso, se você é um condutor que se preocupa em contribuir para a fluidez e segurança do tráfego, saiba que uma boa forma de fazer isso é estudando a legislação de trânsito, relembrando seus deveres, proibições e, ainda, seus direitos enquanto motorista.

É bem comum que os motoristas criem hábitos que nem sempre são adequados e, muitas vezes, consistem em ações perigosas, sem ao menos perceberem.

Fazendo a simulação, você poderá averiguar se esse é o seu caso.

A prova conta com 30 questões de múltipla escolha, tal como o exame real. Cada resposta pontua de forma específica e apenas uma das alternativas é correta.

Todas as questões envolvem temáticas relacionadas ao trânsito, com perguntas sobre o que você faria caso um pedestre iniciasse travessia com o sinal aberto para a passagem de automóveis ou sobre qual ação tomaria para evitar uma colisão com outro veículo, por exemplo.

Ao final do questionário, será apresentado o seu índice de erros e acertos, o qual apontará se você está ou não apto a partir para a próxima etapa: a prova prática de direção.

Em caso positivo, basta você agendar o exame real. Em caso negativo, sugiro que você dê mais atenção aos estudos, de modo que esteja mais capacitado para realizar a prova, de fato.

Lembrando que o simulado é inteiramente gratuito e breve. Não deixe de utilizar esse apoio, garantindo, assim, a sua aprovação na retirada da habilitação.

Ter em mãos a CNH é sinônimo de mais praticidade e conforto na realização das tarefas diárias, mas também significa compromisso e responsabilidade.

Seja um motorista consciente!

Ademais, estou a sua disposição para qualquer dúvida. Se precisar de auxílio para recorrer de uma multa, entre em contato comigo pelo telefone 0800 6021 543 ou envie o arquivo com a sua notificação de infração pelo e-mail doutormultas@doutormultas.com.br.

Minha equipe e eu formularemos um recurso personalizado para você e faremos o possível para que tenha o seu pedido de recurso deferido!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.