Destaques, Tecnologia

Quer saber se o SMS que você recebeu é um golpe? Confira essas dicas

using-smartphone
Foto: Reprodução/O Democrata web

A tecnologia é algo que veio pra ajudar muita gente, concorda? Hoje em dia é tão fácil resolver as coisas pelo smartphone, como por exemplo, operações bancárias. Aplicativos ou até mesmo troca de mensagens entre você e seu banco são ferramentas incríveis para ganhar tempo e ajudar a resolver os problemas de uma maneira mais rápida. Mas assim como em tudo nessa vida, ela acaba tendo um lado ruim!

Exemplo? Vamos lá: muitas pessoas de mau caráter usam dessa comodidade para aplicar golpes, e na maioria das vezes as vítimas nem se dão conta de que estão caindo em um. Sim, eles enviam mensagens se fazendo passar pelo seu banco, quando na verdade só querem ter acesso a suas informações, então é muito importante ter cuidado!

Geralmente essas mensagens são bem convincentes e por isso é difícil identificar se elas são mesmo falsas ou não, mas nós aqui do Portal N10 iremos trazer algumas dicas que vão te ajudar a ficar mais seguro. Vamos lá?

Não clique em links

Essas mensagens geralmente chegam com um link para que você acesse, seja para atualizar dados, para fazer novo cadastro ou qualquer coisa do tipo. Mas, independente de qual for o motivo que eles mostrem, não clique, beleza? A dica é nunca nem clicar em links externos nem fazer download de arquivos ou software. Muito provavelmente isso é um golpe.

Não ligue para qualquer número

Outro detalhe comum nessas mensagens é que elas passam um número de telefone para entrar em contato. Muitas pessoas acham que por isso elas podem ser mesmo seguras, mas não é o caso. Não ligue para números assim, se você quiser entrar em contato com o seu banco procure pelo número certo e original. Você pode encontrá-los nos sites dos bancos ou até mesmo na parte de trás do cartão de crédito.

Nunca passe suas senhas

Isso é algo bastante importante e até mesmo óbvio! Um banco nunca vai te pedir senhas através de mensagens de texto ou até mesmo e-mail, então nunca passe informações como essa. Se você estiver em dúvida, ligue para o número do banco ou vá até uma agência, mas não forneça informações importantes por mensagens de texto.

Dá uma pesquisada no número

Na internet muitas pessoas acabam postando situações em que são enganadas. Uma dica legal é pegar o número que está te passando mensagens ou até mesmo os que eles te dão para entrar em contato e pesquisar no Google. Se for golpe, certamente ele vai aparecer lá com a denúncia em alguns sites.

Cuidado com mensagens surpresas

Esses golpes geralmente são enviados quando você menos espera, ou seja, sem que você tenha entrado em contato com o banco ou feito qualquer solicitação. Se esse for o caso, já desconfie. Elas chegam na maioria das vezes com mensagens dizendo que o banco está atualizando termos e condições de algum serviço ou que precisam atualizar ou até confirmar seus dados. Não acredite.

Cuidados extras

E se alguma dessas mensagens chegar em seu smartphone e você suspeitar do golpe, pode bloquear o número. Mas não responda, beleza? Mesmo que você ache que é um golpe, apenas não responda a mensagem, nem pedindo para que parem de enviar ou qualquer coisa do gênero. Isso porque você só vai estar confirmando para eles que sua conta está ativa. Ah, outro detalhe importante é que você não passe seu número em redes sociais ou sites que não são da sua confiança.

Essas mensagens geralmente são enviadas através de computadores capazes de mandar várias de uma vez só, e esse processo é chamado de “smishing”. A palavra é uma mistura entre SMS e “phising”, nome dado ao golpe onde criminosos tentam obter dados das vítimas enganando com mensagens falsas, como por exemplo, através de e-mail.


E aí, você já desconfiou de alguma mensagem estranha que chegou em seu smartphone? Marca os amigos e espalha essas dicas, vamos nos manter protegidos 😉

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.